Entre as obras realizadas estão reformas de refeitórios e cozinhas, além de reparos na instalação elétrica

Porto Velho, ROInvestimentos na infraestrutura com manutenção e reparos em 13 escolas estaduais, das 85 existentes em Porto Velho, são executados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação – Seduc. As obras transcorrem em prazo legal e são realizadas por intermédio do Programa de Apoio Financeiro – Proafi Adicional.

As obras em andamento estão cumprindo os prazos legais para garantir um retorno com mais segurança

Entre as diversas obras realizadas estão construções e reformas de refeitórios e cozinhas, construções de caixas d’água, reparos nas instalações elétricas, reformas no telhado, restaurações de calçada e pinturas em geral. Em caráter excepcional, devido às reformas, algumas escolas estão sem aulas presenciais.

“As escolas do Estado que ainda estão sem aulas presenciais estão passando por reforma para melhor atender a comunidade escolar e qualificar ainda mais a educação de Rondônia. O Governo do Estado tem esse olhar diferenciado e, desde o início da sua gestão, tem traçado novos caminhos para garantir melhores resultados”, esclareceu a gestora da Seduc, Ana Lúcia Pacini.

As obras em andamento estão cumprindo os prazos legais para assegurar o retorno das aulas com segurança. O Governo não tem medido esforços e continua trabalhando para garantir o ensino com qualidade e eficiência aos estudantes da rede pública estadual de educação.

ESCOLAS EM REFORMA

As aulas não presenciais, nas escolas em reforma, acontecem por meio da plataforma Classroom (sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas) e grupo de WhatsApp. Já para estudantes que não têm acesso à internet estão sendo disponibilizados, diretamente na escola, materiais impressos, para que estes não fiquem sem o acompanhamento.

As escolas contam com pontos de atendimento para oferecer todo o suporte aos alunos, inclusive com horário de plantão tira-dúvidas. Cada escola segue um cronograma que varia de acordo com sua demanda.

REFORMA NOS ÚLTIMOS ANOS

Durante o período da pandemia, com o período de aulas remotas, o Governo de Rondônia aproveitou para ampliar e reformar escolas em todo o Estado de Rondônia e atender aos alunos da Rede Estadual de Ensino. Nos últimos quatro anos, 365 escolas das 405 existentes no Estado receberam investimentos na ordem de mais R$ 77 milhões, em melhorias na infraestrutura.

Os processos foram realizados por meio do Programa de Apoio Financeiro – Proafi Adicional, que é um repasse financeiro destinado à contratação de obras, serviços de engenharia e aquisições para escolas estaduais. Outros foram licitados pela Superintendência Estadual de Licitações – Supel e contratos geridos pela própria Seduc, responsável pela gestão.