Em 2018, presidente havia prometido reduzir número de pastas

Porto Velho, RO - O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que poderá recriar três ministérios caso seja reeleito. O anúncio marca uma mudança do discurso da eleição de 2018, quando o então candidato prometeu reduzir o número de pastas caso fosse eleito.

A declaração ocorreu em entrevista ao canal AgroMais. Bolsonaro citou como possíveis pastas que podem ser recriadas a Segurança Pública, a Pesca e a Indústria e Comércio.

— Esse ministério (da Segurança Pública) foi estudado. Pela extensão do Brasil, eu acho que é positivo o reestabelecimento. Não só o desse, como alguns outros ministérios que não haja dúvida, como Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudada.

Em seguida, o presidente disse que seriam criados "no máximo" três ministérios e que isso se justificaria "pela extensão do Brasil".

— Então, nós pretendemos é, em havendo uma reeleição, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três, para que possamos melhor administrar o nosso país. Pela extensão do Brasil se justifica fazer isso daí.

Há duas semanas, o presidente já havia dito que pretende recriar ainda neste ano o Ministério da Indústria e Comércio. A pasta é um desejo antigo do Centrão. Já a volta do Ministério da Segurança Pública é um pleito da bancada da segurança pública.

O governo de Michel Temer tinha 29 ministérios. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu diminuir esse número para 15. Entretanto, começou o governo com 22 pastas e acabou recriando outra — o Ministério das Comunicações — em 2020.

Fonte: O Globo