Ação “Motorista Camarada” foi realizada em pontos de festas em Porto Velho

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, realizou na sexta-feira, 3, mais uma ação “Motorista Camarada” no centro e nas zonas Sul e Leste de Porto Velho. A atividade, que contou com duas equipes de agentes de Educação de Trânsito e voluntários de outros setores da autarquia, durou seis horas e visitou 15 estabelecimentos comerciais e pontos de festa, alcançando um público de 2.861 pessoas.

Em um barzinho localizado na zona Leste da cidade, os voluntários Richarlisson Falcão e Sueli de Paula, orientaram Leandro Pereira, que ao receber as informações sobre a importância de não misturar direção e álcool, contou sua experiência para a equipe.

“Em 2016, após passar a noite em uma festa consumindo bebida, dormi na casa de uma amigo. Às seis da manhã, ao retornar para casa de moto, fui abordado em uma blitz da Lei Seca, resultando em um processo administrativo que custou mais de cinco mil reais, entre multas e gastos com advogado”, contou.

Ele reforçou a importância da campanha do Detran para proteger motoristas, motociclistas, pedestres. Conforme explicou, quando sai com os amigos, tem sempre, aquele que consome apenas água e refrigerante, e que é escolhido para ser o motorista da turma. “A experiência com a Lei Seca foi financeira, e marcou a minha vida”, completou.

No barzinho, junto com os amigos, Leandro Pereira, apresentou o “motorista camarada” à equipe de Educação do Detran e parabenizou a autarquia pela iniciativa, e disse acreditar que ao conscientizar condutores sobre o respeito às leis de trânsito é possível salvar vidas.

Leandro Pereira reforça a importância do “Motorista Camarada”

O “Motorista Camarada” é uma ação que tem a finalidade de orientar os condutores logo que chegam nos locais de diversão para definirem quem será o motorista da vez.

Caso o grupo não tenha o “Motorista Camarada”, é sugerido às pessoas que optem por transportes alternativos.

A ação orienta à população:não conduza veículos sem ser habilitado;
não utilize o celular enquanto estiver dirigindo;
respeite a sinalização e dê preferência ao pedestre, e
que álcool e direção não combinam.

EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB estabelece no artigo 74 que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima, destaca que o CTB declara como obrigatória a existência de coordenação educacional em cada órgão ou entidade componente do Sistema Nacional de Trânsito.

“A Dtet tem realizado diversas ações, entre palestras, blitz e ações como o “Motorista Camarada” em diversos setores da sociedade, seja nas ruas, nas escolas, nos hospitais e nas empresas. Estamos fazendo o nosso papel de ensinar e orientar a sociedade que no trânsito, todos têm suas responsabilidades, e que para preservar vidas, é necessário que agir com foco na segurança” – enfatizou Ruymar Pereira de Lima.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informa que as ações educativas, coordenadas pela Dtet, e as atividades de fiscalizações, executadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtaf, são ferramentas essenciais para a manutenção de um trânsito seguro para todos. “A finalidade de nossas atividades é prevenir acidentes, orientando condutores a prática de comportamentos seguros no trânsito ou retirando da condução veicular de motoristas alcoolizados” – lembrou.