Receita abre a consulta às 10h desta terça-feira (24/5). Crédito estará disponível para mais de 3 milhões de contribuintes

Porto Velho, RO - A Receita Federal abre, nesta terça-feira (24/5), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de 2022. Também será possível consultar lotes residuais de anos anteriores, ou seja, para contribuintes que caíram na malha fina, mas já estão em dia com a Receita.

A consulta ficará disponível a partir das 10h, no site da Receita, na opção “Consultar a Restituição“. Na página, existem as opções da consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento.

Caso seja identificada alguma pendência na declaração, o cidadão pode solicitar a retificação.

O pagamento da restituição deve ser feito no dia 31 de maio, para mais de 3 milhões de contribuintes, somando o valor de 6,3 bilhões. O crédito será depositado diretamente na conta bancária informada na declaração de Imposto de Renda.

Quem recebe a restituição no primeiro lote?

Recebem a restituição no primeiro lote as pessoas que têm prioridade legal: contribuintes idosos acima de 60, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério. Depois das prioridades, as restituições são pagas de acordo com a data de envio da declaração. Quanto mais cedo entregar, mais cedo o contribuinte pode receber.

O calendário de restituição do Imposto de Renda 2022 prevê o pagamento em cinco lotes, de maio a setembro. O segundo lote será pago em 30 de junho; o terceiro, em 29 de julho; o quarto, em 31 de agosto, e o último em 30 de setembro.

A novidade da restituição deste ano é que o contribuinte poderá receber o dinheiro a restituir de imposto via Pix. Assim como fazer o pagamento do Darf, que também poderá ser feito via Pix.

Se, por algum motivo, o pagamento não for realizado, os valores poderão ser resgatados no período de até um ano, em uma agência do Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão deve agendar pelo Portal BB ou ligando na Central de Atendimento, nos telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Fonte: Diário da Amazônia