Capacitação busca alfabetizar estudantes da rede municipal na idade certa

Porto Velho, RO - Voltado para a alfabetização de 100% das crianças na idade certa, a Prefeitura realiza encontros formativos para o programa Alfabetiza Porto Velho. A capacitação acontece entre os dias 4 e 6 de maio, no Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Porto Velho.

O objetivo do programa é alfabetizar todas as crianças da rede municipal e formar uma equipe permanente e capacitada para conduzir e mediar o processo de alfabetização dos estudantes. Os encontros formativos vão atender a professores dos 1º, 2º e 3º anos.

“Nosso trabalho é todo voltado para a educação infantil e fundamental. Gostaria que todos os profissionais presentes nesse encontro olhassem para cada aluno como se fosse um filho. Já estamos fornecendo suporte para eles trabalharem de forma digna, amorosa e, assim, vamos manter uma educação de qualidade em nosso município”, comenta a secretária municipal de Educação, Gláucia Negreiros.

O programa busca refletir sobre a necessidade de planejamento para atuação no ensino infantil, além de oferecer um espaço de alinhamento pedagógico, aprendizagem, apoio técnico, trocas de experiências e saberes entre os participantes da formação.

O programa Alfabetiza Porto Velho foi lançado oficialmente pela Prefeitura no ano passado. A meta é fazer com que crianças sejam alfabetizadas no período certo, eliminando o déficit educacional provocado pela pandemia de covid-19.

“A alfabetização é essencial na vida da criança e essa etapa não pode ser pulada. Vamos buscar condições favoráveis para a criança desenvolver, na idade certa, a leitura e a escrita”, finaliza a secretária.