O DIA NA HISTÓRIA - BOM DIA 21 DE MAIO!

Por Lucio Albuquerque Jlucioac@gmail.com

COMEMORA-SE

Dia da Língua Nacional. Dia Nacional do Profissional de Letras. Dia do Afilhado. Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento (data ONU).

Católicos lembram São Cristóvão Magalhães. São Constantino. Santo Eugênio de Mazenod . Beatos Franz Jägerstätter. Manoel Rodriguez e Manoel Daronch (1º brasileiro levado a essa condição). Anglicanos lembram John Eliot.

RONDÔNIA

1981 – Inaugurada, em Vilhena, a Rádio Vilhena (24)

21 – Em 2006 – Morre em São Paulo o jornalista e escritor Manoel Rodrigues Ferreira, aos 94 anos, autor de “A Ferrovia do Diabo”.

BRASIL

1977 - Morre o jornalista e político Carlos Lacerda, ferrenho opositor à construção de Brasília. 

2018 – Greve dos caminhoneiros contra o desabastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis.

MUNDO

78 d.C. — Criação do Shaka Samvat, calendário nacional indiano. 

1904 – Representantes da França, Bélgica, Suiça, Espanha, Holanda e Dinamarca , fundam, em Paris, a Federação Internacional de Futebol (Fifa). 

1921 – Nasce Andrei Sakharov, defensor dos direitos humanos, ganhador do Nobel da Paz (1975), impedido pelo governo soviético de sair do país para receber. 

2011 — O pastor Harold Camping frustra seus fiéis porque previu que o mundo terminaria nesta data.

FOTO DO DIA

Manoel Rodrigues Ferreira é uma dessas figuras com presenças importantes na história de Rondônia, mas dos quais pouco se fala, e, no caso dele, quando isso acontece é só sobre o livro “A Ferrovia do Diabo” (), a saga da construção, vida e morte da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Mas ele foi além disso. 

Na década de 1950 esteve em Rondônia fazendo várias reportagens denunciando a situação da ferrovia e o abandono em que se encontravam os moradores ao longo do trecho da Madeira-Mamoré; a seguir defendeu junto ao presidente Juscelino Kubistchek (foto) a abertura da BR-29, depois 364, e em 1980 denunciou a venda, para empresas de ferros velhos em São Paulo, do espólio da estrada de ferro. Faleceu a 21 de maio de 2006 () https://www.estantevirtual.com.br/.