Porto Velho, RO - Agregar conhecimento e promover o reconhecimento local, esse foi o balanço feito por quem visitou, nas últimas semanas, o “Estação Turismo”. O ambiente contou com apresentações e capacitação dos agentes do trade turístico de Porto Velho ao longo de 13 dias.

Nilson Rocha prestigiou último dia do evento com a família

O casal Nilson Rocha e Gerliane Rocha, por exemplo, prestigiaram juntos aos filhos o último dia de programação. A família teve a oportunidade de conferir a “Rota dos Arigós”, que integra o projeto “O melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”.

“Eu moro aqui desde que nasci e não conhecia nem a metade do que vi hoje. Foi uma coisa incrível para eu aprender e dar essa oportunidade aos meus filhos. Eu, por exemplo, não sabia que o Arigolândia foi o primeiro bairro da cidade. Me encantei pelas descobertas”, contou Gerliane.

Já Nilson disse que se sentiu envolvido e privilegiado. “É importante e interessante. Faço questão de estar nestas atividades, pois quero que meus filhos aprendam e tenham conhecimento da nossa região. Fui, por exemplo, próximo ao Cemitério da Candelária e andei nos trilhos e não conhecia. Nasci e cresci aqui e posso dizer que não conhecia praticamente nada. Agora, posso dizer que me senti em casa”, relatou.

História e personages foram relembrados ao longo da programação


DEVER CUMPRIDO

Segundo a secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho-Semdestur, Glayce Bezerra, o objetivo de promover o conhecimento e a cidade, através do turismo, vem sendo atingido com o passar do tempo. “Fizemos uma pesquisa e organização das Rotas Turísticas e Circuitos que durou um ano. Nosso principal objetivo não era trazer somente informação ao visitante, mas sim o reconhecimento do portovelhense de sua própria história e, dessa forma, fortalecer o receptivo turístico e, assim, se reinventar diante da oferta e história, pois somos uma terra de bravos pioneiros”, disse.

ÚLTIMO DIA

O último dia da “Estação Turismo” contou com a reunião do Conselho Municipal de Turismo de Porto Velho (Comtur); palestra “Energia para o Desenvolvimento”, com o gerente de Relações Institucionais da Energisa, Fernando Tupan; City Tour – Circuito Histórico Cultural; Apresentação da “Rota dos Arigós”, com a turismóloga e técnica da Semdestur, Lidiane Bandeira, além de intervenção artística da Casa Arigóca; e apresentação cultural (voz e violão).

PARCEIROS

O “Estação Turismo” foi executado pela Secretaria da Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) e contou com o apoio do Porto Velho Shopping, Santo Antônio Energia (SAE), Ollá Telecom, Urbano Norte, 2 Clics, Conselho Empresarial de Turismo (Conetur) e da Universidade Federal de Rondônia (Unir).


“Estação Turismo” encerra programação valorizando a história e personagens regionais