O evento aconteceu em uma chácara no setor da Cooperfrutos, em Vilhena
Porto Velho, RO - O “Dia Especial da Olericultura” foi realizado na quinta-feira (28), em uma chácara, no setor Cooperfrutos no município de Vilhena, reunindo produtores da agricultura familiar e estudantes. O evento contou com diversas palestras sobre o manejo de hortaliças, controle de pragas de forma efetiva, modelos de tratamentos, defensivos agrícolas com foco em aquisição, armazenamento e devolução, além do IPTU de chácaras.“O intuito maior desse encontro é difundir informações, principalmente, porque essa propriedade é uma das mais diversificadas, com mais de 10 cultivos. Aqui temos tomate, pimentão, abóbora, milho, café, pepino, entre outros. O nível tecnológico utilizado nessa chácara, com apoio da Emater, já vem mostrando grandes resultados, esse ano em comparação ao ano passado, tivemos um acréscimo de 300% na produção”, explica Maciel Lemos, engenheiro agrônomo da Emater. O agrônomo destaca ainda que a propriedade é referência no município. “Recebemos aqui cerca de 20 famílias da região. Esse evento mostra para os outros produtores que é possível conseguir esses avanços”, acrescenta.
O encontro reuniu diversos produtores da região e estudantes de agronomia
O secretário municipal de agricultura, Geovane da Veiga, explica que a união entre Estado e a Prefeitura, garante o fortalecimento da agricultura familiar no município. “Essa parceria é brilhante, juntando forças conseguimos atender os pequenos produtores. A Seagri, Emater e Idaron entram com os técnicos e novas tecnologias e o município com as máquinas e quando necessário disponibilizando o calcário e o adubo, assim conseguimos efetivar e apoiar a agricultura em diversos ramos,” explica Geovane.
O evento foi realizado em parceria entre Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura de Vilhena, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), Secretaria Municipal de Turismo Indústria e Comércio (Semtic), Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz) e Banco do Povo.
0 Comentários