Agentes de Educação de Trânsito na atividade educativa “Condutores em Ação”, em bares de Porto Velho

Porto Velho, RO Na noite de sexta-feira, 29, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran-RO, realizou a ação educativa “Condutores em Ação”, com abordagem orientativa aos motoristas que frequentam bares no município de Porto Velho. A atividade foi executada pela equipe da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, e teve como objetivo sensibilizar motoristas quanto ao perigo de misturar bebida alcoólica e direção veicular.

Coordenador da ação, Tiago Galdino da Silva, disse que o objetivo maior da ação é reduzir acidentes e mortes no trânsito. “Com a companhia de dois personagens, a ‘Morte’ e o ‘Anjo’, os agentes conversam sempre com os motoristas que cabe a cada um a escolha entre viver e morrer, e que voltar para casa utilizando um transporte alternativo é mais seguro e barato considerando os risco de dirigir embriagado”, destacou Tiago.

Um jornalista ouviu atentamente às orientações da equipe do Detran elogiou o trabalho da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito, reforçando que todas as campanhas de cunho educativo realizadas pela Autarquia são colaborativas para redução da violência no trânsito. “É importante que todos se conscientizem que um trânsito seguro depende de toda sociedade, e que a legislação deve ser cumprida. Sempre encontro as equipes de Educação em vários ambientes que, com cordialidade, são incansáveis quanto às orientações dadas aos motoristas sobre a importância de dirigir com segurança e sem misturar bebida alcoólica. Parabenizo o Governo de Rondônia e ao Detran pela iniciativa que salva vidas”, relatou o jornalista.

Os agentes da Educação de Trânsito estiveram em 5 bares da região Central e zona Leste da Capital, resultando em 494 abordagens diretas e indiretas. O público, sempre muito receptivo, ouviu atentamente as orientações dos agentes, dentre elas:
  • Não conduza veículos sem ser habilitado;
  • Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo;
  • Respeite a sinalização e dê preferência ao pedestre; e
  • Álcool e direção não combinam

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informa que as ações educativas, coordenadas pela Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet, e as ações de fiscalizações, coordenadas pela Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtaf, são ferramentas essenciais para a manutenção de trânsito seguro para todos, e que também fazem parte do movimento Maio Amarelo. “Juntos salvamos vidas”, pontuou.

MAIO AMARELO

Criado em 2014, o Movimento Maio Amarelo, tem por objetivo envolver Poder Público, iniciativa privada e sociedade civil para debater segurança viária, objetivando a redução de acidentes e mortes no trânsito.

Em Rondônia, o Movimento Maio Amarelo 2022, foi aberto oficialmente na manhã de sexta-feira (29) em um evento realizado no Palácio Rio Madeira – PRM, Edifício Pacaás Novos, no Salão Nobre Rosilda Shockenes, com um alerta de que trânsito em Rondônia está mais letal.