Gustavo Petro tem a chance de, pela primeira vez, quebrar o padrão de governos de direita e alinhados com os Estados Unidos. (Foto: REUTERS/Luisa Gonzalez)

Porto Velho, RO  - Neste domingo, 29, os colombianos vão às urnas para eleger um novo presidente. Historicamente conservadora, a Colômbia tem a chance de, pela primeira vez, quebrar o padrão de governos de direita e alinhados com os Estados Unidos.

Pouco menos de 39 milhões dos 50 milhões de colombianos podem votar entre 8h e 16h (13h00-21h GMT). Resultados são esperados 4 horas após o encerramento da votação. Se nenhum candidato obtiver mais de 50% dos votos, haverá um segundo turno em junho.

Gustavo Petro, ex-guerrilheiro e senador do M-19, enfrenta vários rivais, mas seu principal adversário é Federico Gutiérrez, ex-prefeito de Medellín que encabeça a coalizão ligada ao atual presidente de extrema direita, Iván Duque. O magnata Rodolfo Hernández também viu um aumento tardio nas intenções de voto.

Pesquisa da Invamer, divulgada em 19 de maio, mostra a estabilidade de Petro na liderança. Se ele vencer, será quebrada a hegemonia de 24 anos de governos liberais e conservadores na Colômbia. 

Cerca de 300.000 policiais e soldados armados manterão a paz em 12.000 estações de voto em todo o país, que estarão sob o olhar de observadores da Organização dos Estados Americanos e da União Europeia.

Fonte: Brasil247