Palestras estão entre as medidas conscientização, de combate e prevenção às drogas no ambiente escolar

Porto Velho, ROA realização de palestras sobre prevenção contra as drogas tem reforçado às ações da Polícia Civil de Rondônia no ambiente escolar, visando garantir maior segurança e informações aos estudantes. A ação é mais uma medida para combater o uso de drogas e outras substâncias corrosivas ao organismo como narguilé, corretivos e outras entre jovens. Todo o trabalho objetiva levar maior orientação quanto à prevenção, bem como pontuar meios de denunciar abusos às crianças.

Na última terça-feira (12), uma palestra foi realizada por intermédio da Delegacia Regional de Vilhena, com atividades de combate ao tráfico de drogas e outros crimes na região. O delegado Fabio Campos, professor universitário e mestre em direito, ministrou a palestra sobre os vários riscos que assolam os jovens. Centenas de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Ivete Brustolin, acompanharam atentamente as orientações e interagiram com as explicações sobre efeitos, causas e consequências maléficas das drogas.

Sempre envolvido em projetos de combate às drogas, o delegado Rodrigo Camargo foi um dos palestrantes

As escolas de Ariquemes também receberam palestras. O delegado Rodrigo Camargo, idealizador do projeto no município, atua desde 2012 com ações voltadas à orientação de professores e alunos no combate às drogas, violência sexual e bullyng nas escolas.

“Esse projeto nasceu diante da percepção de que as crianças estão sempre vulneráveis a esses crimes, principalmente o tráfico de drogas e abuso sexual e até mesmo drogas lícitas como: cigarros e uso de substâncias químicas como corretivos em pó. Com isso, os professores começaram contribuir nestes dois eixos, que continuam sendo acompanhados nas unidades escolares de Ariquemes”, disse o delegado.

Rodrigo conclui que a atuação do Estado é essencial e deve ser em caráter preventivo, por meio de palestras e orientações a alunos, professores e diretores. Neste sentido, o Poder Executivo vem contribuindo, apoiando e promovendo ações de prevenção como forma indispensável ao combate às drogas em Rondônia.