Porto Velho, RO - “Minha primeira participação na Rondônia Rural Show foi uma explosão de vendas, um choque de realidade, de lá para cá, já foram seis participações. Vimos a possibilidade de crescer e sonhar”.

O relato da proprietária de uma agroindústria localizada no ramal Terra Santa, em Porto Velho, Elianete Gomes, fortalece o propósito da maior Feira do agronegócio da região Norte e uma das mais expressivas do país, a Rondônia Rural Show Internacional, promovida pelo Governo de Rondônia, que será realizada entre 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, na cidade de Ji-Paraná.

Com expectativa de reunir cerca de 600 expositores entre comerciantes, vitrine tecnológica, pavilhão de agroindústria, artesanato e espaço empresarial industrial, a Feira deve contar com a presença de mais de 200 mil pessoas. Várias agroindústria já confirmaram participação neste ano com expectativa de novas oportunidades de negócios.

Proprietária da agroindústria que produz, junto à família, por meio da agricultura familiar, cocadas brancas e de coco queimado, coco fresco ralado e outros doces, como: de abóbora, abacaxi, mamão, banana e quebra-queixo, Elianete é um exemplo de como a Rondônia Rural Show tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura familiar e das agroindústrias rondonienses.

“Hoje somos uma agroindústria, com parte do trabalho feito por maquinários e uma produção grande. Agora, não deixo de participar de nenhuma Rondônia Rural Show – RRS. Enquanto eu tiver vida, força e um trabalho para mostrar aos rondonienses e demais brasileiros, estarei lá”, disse.

Nesta 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, o Pavilhão da Agroindústria e Artesanato terá 110 estandes, sendo 60 deles destinados para as agroindústrias de todo o Estado. Os produtores estão sendo selecionados pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, onde realizaram inscrição. A seleção leva em conta a certificação junto aos órgãos competentes.

Cocada produzida pela agroindústria é destaque na qualidade

A assessora técnica de agroindústria da Seagri, Monalissa Pereira, destaca o objetivo da equipe de coordenação deste pavilhão durante a feira. “Nossa finalidade é fazer com que os visitantes da 9ª Rondônia Rural Show conheçam os produtos que temos no Estado e que o produtor tenha a vivência de comercializar, trocar experiências e informações. Temos exemplos de negócios que foram feitos com empresas de outros Estados, especializadas, por exemplo, no melhoramento de embalagens”.

RETOMADA

Este ano marca o retorno da maior Feira do agronegócio da região Norte do País, após dois anos sem ser realizada, por conta da pandemia. Elianete Gomes conta do que sentiu mais falta: “a Rondônia Rural Show fez muita falta, porque ela não é só venda, mas também é acesso a tecnologias, inovação, propaganda, troca de conhecimento, experiências e reencontros. Sentimos muita falta disso tudo”, enfatizou.

De acordo com Monalissa Pereira, a expectativa dos produtores é grande para este retorno. “É bom ver os produtores que irão participar novamente da Rondônia Rural Show. Temos produtores que fizeram a inscrição pela primeira vez, e isso nos motiva a continuar contribuindo para o desenvolvimento das agroindústrias no Estado”, ressalta.

EVENTO

O tema deste ano da Rondônia Rural Show é “Mulheres do Agro”, a feira é uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com o apoio de diversas secretarias estaduais e parceiros da iniciativa privada. Seiscentos expositores estarão apresentando seus produtos e a expectativa é que a Rondônia Rural Show Internacional receba em torno de 200 mil visitantes, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, em Ji-Paraná.

Fonte: Governo de Rondônia