Série documental '3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central' já está disponível

Porto Velho, RO - A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (16) uma mulher suspeita de envolvimento com o famoso assalto ao Banco Central do Brasil de Fortaleza. Segundo informações do “Diário do Nordeste”, um mandado de prisão foi cumprido em Boa Viagem, no Ceará, em nome de Francisca Eliziana Fernandes da Silva, de 41 anos. Ela já havia sido condenada por lavagem de dinheiro no caso, sendo apontada como uma das responsáveis pela ocultação de R$ 164,7 milhões.

Manicure, Eliziana era uma espécie de "ajudante de confiança" de Geniglei Alves dos Santos, irmã de Antônio Jussivan Alves dos Santos, o “Alemão”, líder da quadrilha responsável pelo assalto. Ela chegou a ter a pena extinta por decisão da Justiça Federal no Ceará, mas um recurso do Ministério Público Federal (MPF) levou o caso à Segunda Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, que ordenou que a acusada cumprisse pena.

Coincidentemente, a prisão de Eliziana acontece no mesmo dia em que a série documental “3 Tonelada$: Assalto ao Banco Central” faz sua estreia no serviço de streaming da Netflix.

Com direção geral de Rodrigo Astiz, e direção e roteiro de Daniel Billio, a série apresenta vasto material de arquivo, além de depoimentos de policiais e criminosos. Ao todo, são três episódios de aproximadamente 50 minutos de duração.

Em agosto de 2005, após construir um túnel com quase 80 metros de comprimento, criminosos invadiram o cofre do Banco Central e levaram mais de R$ 160 milhões. O golpe parecia perfeito, mas acabou deixando um rastro de extorsões, sequestros e assassinatos.

A história foi contada no filme de ficção “Assalto ao Banco Central” (2011), de Marcos Paulo, com Milhem Cortaz, Eriberto Leão, Lima Duarte e Hermila Guedes no elenco.

Fonte: O Globo