O advogado Dr. Lucas Henrique Salveti dando explicações aos vereadores seobre a empresa Prime
Porto Velho, RO - Após ouvir o secretário municipal de Educação, Giordani Lima, na última terça-feira (16), a Câmara Municipal de Porto Velho voltou a discutir, na manhã desta segunda-feira (22), os problemas relacionados ao abastecimento da frota municipal. Desta vez, os vereadores receberam no plenário o representante da empresa Prime, responsável pelo serviço de abastecimento de combustível e lavagem dos veículos do município, o advogado Dr. Lucas Henrique Salveti.
A convocação, tanto do secretário quanto do representante da empresa, foi de autoria do vereador Breno Mendes, líder do prefeito na Câmara Municipal, com o objetivo de esclarecer os motivos que levaram os ônibus escolares que atendem o distrito de União Bandeirantes a ficarem sem combustível, causando a suspensão das aulas para diversos alunos por vários dias.
Durante a sessão, o advogado Lucas Henrique Salveti informou que a empresa Prime não havia sido comunicada oficialmente pela Prefeitura de Porto Velho de que os veículos estavam parados por falta de combustível. Segundo ele, a suspensão do abastecimento ocorreu após os postos de combustíveis interromperem o fornecimento devido a pendências financeiras.
O representante da empresa também não informou aos vereadores o valor do contrato firmado entre a Prime e a Prefeitura de Porto Velho para a prestação dos serviços.
“Assim que a empresa teve conhecimento de que os veículos estavam parados por falta de pagamento dos combustíveis, no outro dia quitamos a dívida com os fornecedores, mesmo sem o saldo do pagamento da Secretaria de Educação estar disponível na conta. O recurso entrou no dia seguinte”, explicou o advogado.
Lucas Salveti afirmou ainda que a empresa está amparada por cláusulas contratuais e que os fornecedores precisam seguir as regras previstas no contrato antes de suspender o abastecimento, destacando que a Prime possui prazo estabelecido para quitar seus débitos.
Durante a reunião, o secretário municipal de Educação, Giordani Lima, esteve presente como ouvinte e afirmou que a Secretaria de Educação vem realizando os pagamentos dentro dos prazos estabelecidos. Segundo ele, quando ocorre algum atraso, o motivo está relacionado ao processo de conferência e fiscalização da documentação, que passa por vistorias para garantir a regularidade da prestação dos serviços.
Vereador Fogaça cobra responsabilidade da empresa
Após os esclarecimentos, o vereador Everaldo Fogaça afirmou que recebeu informações de setores da administração municipal de que a Prefeitura de Porto Velho estaria mantendo os pagamentos à empresa Prime em dia.
Segundo o parlamentar, as reclamações recebidas apontam que a empresa teria dificuldades no cumprimento das obrigações junto aos fornecedores, situação que, conforme destacou, não seria recente.
Fogaça lembrou que já havia feito alertas anteriores na tribuna da Câmara sobre o assunto e afirmou ter recebido diversas manifestações de empresários preocupados com a situação. Para o vereador, é necessário identificar as responsabilidades para evitar que problemas administrativos prejudiquem diretamente a população, principalmente os estudantes que dependem do transporte escolar.
Vereadora Ellis Regina destaca preocupação com empresários e transporte escolar
A vereadora Ellis Regina ressaltou a preocupação dos parlamentares com os empresários que fornecem combustível para a frota municipal e que também estariam sendo afetados pela situação.
Segundo ela, a Câmara Municipal cumpriu seu papel ao convocar os responsáveis para prestar esclarecimentos, mas avaliou que algumas dúvidas ainda permaneceram sem respostas durante a reunião.
A parlamentar destacou que a atuação do Legislativo busca garantir transparência, preservar os direitos dos empresários envolvidos e assegurar o funcionamento dos serviços essenciais, como o transporte escolar.
Gedeão anuncia novas oitivas e diz que situação não pode continuar
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gedeão Negreiros, afirmou que o Legislativo está construindo, junto com os 23 vereadores, uma solução para o problema envolvendo o contrato de abastecimento da frota municipal.
Segundo ele, a Câmara solicitou informações detalhadas sobre as empresas envolvidas, além de esclarecimentos sobre as taxas cobradas e os prazos de pagamento aos fornecedores de combustível.
Gedeão informou que a próxima etapa de apuração será realizada na segunda-feira (29), quando serão ouvidos os proprietários dos postos de combustíveis e as empresas responsáveis pela lavagem dos veículos da frota municipal, para que apresentem suas dificuldades e esclareçam a situação.
O presidente destacou que todos os vereadores estão envolvidos no processo, independentemente de posição política, com o objetivo de melhorar a execução do contrato e evitar novos prejuízos à população.
Após ouvir todos os envolvidos, a Câmara Municipal deverá avaliar as medidas cabíveis, incluindo a possibilidade de aplicação de penalidades ou até a suspensão do contrato, caso sejam identificadas irregularidades.
“Do jeito que está, não pode ficar. Os mais prejudicados são os alunos. A Câmara Municipal, junto com os 23 vereadores, não vai permitir que isso continue acontecendo e que as crianças sejam penalizadas por problemas administrativos”, finalizou Gedeão.


0 Comentários