Na primeira sessão do Conselho da Magistratura do ano, presidente do TJRO entrega Guia Interpretativo

Fotografia mostra desembargadores sentados participando da sessão

Na retomada das sessões do Poder Judiciário de Rondônia, membros do Conselho da Magistratura (Comag) do Tribunal de Justiça de Rondônia participaram, nesta sexta-feira, 30, da primeira sessão do ano, com a nova composição do órgão. Ao iniciar os trabalhos, o presidente do TJRO, desembargador Alexandre Miguel, entregou aos membros um Guia Interpretativo de Competências, Fluxos Decisórios e Boas Práticas de Governança, documento que reúne as responsabilidades e competências do Conselho, com ênfase no aprimoramento da atuação dos magistrados.

O Conselho da Magistratura (Comag) é presidido pelo desembargador Alexandre Miguel e composto, além do presidente, pelo vice-presidente, desembargador Francisco Borges; pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Glodner Pauletto; e pelos desembargadores Rowilson Teixeira, Paulo Kiyochi Mori, Isaías Fonseca Moraes e Hiram Souza Marques. Ao iniciar a sessão, o presidente deu as boas-vindas aos novos membros, destacando a relevância do órgão. 

As sessões do Comag são realizadas uma vez ao mês, sempre na última sexta-feira, e transmitidas ao vivo no canal do TJ Rondônia, no Youtube. A pauta da sessão tratou sobre a lista de antiguidade dos(as) magistrados(as), publicada anualmente no mês de fevereiro, cuja elaboração é de responsabilidade do Comag. 

Guia

O presidente esclareceu que a produção do manual atende à finalidade de garantir aperfeiçoamento dos trabalhos. "O material busca trazer ao conselho da magistratura a maioria das matérias de relevo para serem maturadas antes de ir ao plenário, o que possibilita ter uma visão mais ampla, visto que temos aqui ex-presidentes de Tribunal e desembargadores com grande experiência", pontuou. 

O Guia, produzido no início da gestão, destaca que a governança estratégica do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) se estabelece pela complementaridade e distribuição eficiente de competências entre o Conselho da Magistratura e o Tribunal Pleno Administrativo. O Conselho da Magistratura foca na Estratégia e Gestão Técnica, sendo responsável pelo planejamento, monitoramento de metas, inovação administrativa e garantia da continuidade institucional. Já o Tribunal Pleno Administrativo dedica-se à deliberação política e normativa, tratando de matérias de alto impacto como criação de cargos, modificações regimentais, questões disciplinares e decisões orçamentárias de maior relevância.

Ainda de acordo com o documento, a estrutura de fluxo decisório, que parte da iniciação técnica, passa pela análise estratégica do Conselho e culmina na deliberação final do Pleno para matérias estruturais, assegura a racionalização das decisões e o alinhamento com o planejamento estratégico do Tribunal. O objetivo é garantir a modernização da gestão, promovendo a continuidade institucional entre diferentes administrações e baseando as decisões em dados e indicadores de eficiência, reforçando a transparência e a sustentabilidade da Corte.

Comag 

O Comag está ligado à governança do Tribunal, com foco em uma gestão estratégica e contínua da instituição. Garante ainda que as decisões, políticas e projetos sigam uma lógica de longo prazo, coordenada e adaptada às necessidades institucionais. O órgão é composto por sete membros, incluindo a cúpula diretiva (Presidente, Vice e Corregedor) e desembargadores eleitos. 

Ao final da sessão, o presidente destacou que, na próxima semana, haverá a abertura do ano judiciário e o início da inspeção do Conselho Nacional de Justiça



Assessoria de Comunicação Institucional


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO