Levantamento revela cenário pulverizado e alto índice de indecisos na sucessão da Câmara Federal

A 1ª Pesquisa de 2026, realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro, aponta o ex-prefeito de Porto Velho Jesualdo Pires (UP) na liderança da intenção espontânea de voto para deputado federal nas eleições de 2026. O levantamento ouviu 801 eleitores em 12 municípios de Rondônia e foi contratado pelo Jornal Correio Continental.

Na pergunta espontânea — “Em quem você vai votar para deputado federal na próxima eleição?” — Jesualdo Pires aparece com 6,12% das intenções de voto na amostra total, o que representa 10,3% dos votos válidos. Em seguida, surgem Zequinha Araújo (MDB), com 5,12% (8,6% dos válidos), e Ezequiel Neiva (UP), com 4,37% (7,4%).

Na sequência do ranking estão Amir Lando (MDB), com 3,62%, Fernando Máximo (Podemos), com 3%, e Joliane Fúria (PSD), que registra 2,62% das intenções de voto. Também figuram entre os mais citados Luiz Cláudio (PL), Lúcio Mosquini (UP), Mauro Nazif (PSB) e Ismael Crispin (PL).

O levantamento revela ainda um alto índice de eleitores indecisos. Ao todo, 29,59% dos entrevistados disseram não saber ou não opinar, enquanto 11,24% afirmaram que votariam em branco ou nulo. Outros 3,37% citaram nomes diversos, fora da lista principal, indicando um cenário ainda aberto e fragmentado.



Segundo os dados técnicos, a pesquisa possui margem de erro de ±3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A estatística responsável é Liniane Gazola (registro nº 9063).

Analistas avaliam que, apesar da liderança de Jesualdo Pires neste primeiro levantamento, o cenário para a Câmara Federal em Rondônia segue altamente pulverizado, com amplo espaço para movimentações políticas, consolidação de candidaturas e crescimento de nomes que ainda aparecem com índices baixos na sondagem espontânea.

A expectativa é que novas pesquisas, especialmente no modelo estimulado, tragam maior clareza sobre a disputa à medida que o calendário eleitoral de 2026 se aproxima.

Ref. no TRE-RO Nº 0828-2026