O presidente dos EUA evitou, porém, estabelecer um prazo para assinatura do acordo. Mais cedo, conversou por telefone com Putin e, depois, se encontrou pessoalmente com Zelensky


Donald Trump recebe Volodymyr Zelensky para uma reunião na Flórida. Foto: Jim WATSON / AFP

Porto Velho, RO - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo 28 que as negociações para encerrar a guerra entre Rússia e Ucrânia estão em “fase final”.

O magnata republicano, porém, evitou estabelecer um prazo para a assinatura do tratado de cessar-fogo.

A declaração sobre o atual status das negociações foi dada ao lado de Volodymyr Zelensky, na Flórida, onde terão uma reunião presencial, e de uma conversa, por telefonema nesta manhã, com Vladimir Putin. Uma nova ligação com o russo será organizada ainda neste domingo para tratar do resultado do encontro com o ucraniano.

O norte-americano disse ainda que a Ucrânia terá ‘fortes garantias’ de segurança para encerrar o conflito. Ele não detalhou, no entanto, quais os termos deste trecho do acordo. “Haverá garantias de segurança. Serão fortes. E os países europeus estão muito envolvidos”, destacou.

Mais cedo, o Kremlin classificou o telefone entre Putin e Trump como ‘amistoso’ e pediu que a Ucrânia tivesse ‘coragem’ para pôr fim ao conflito.

Fonte: Carta Capital