

Em uma cerimônia marcada por emoção, simbolismo e forte prestígio institucional, o Tribunal de Justiça de Rondônia empossou, nesta sexta-feira, sua nova cúpula diretiva para o biênio 2026–2027. No plenário do Tribunal Pleno, repleto de autoridades, servidores, magistrados e convidados, o desembargador Alexandre Miguel assumiu a Presidência do TJRO, juntamente com o desembargador Francisco Borges, novo Vice-Presidente; pelo desembargador Glodner Pauletto, que passa a conduzir a Corregedoria-Geral da Justiça; e pelo desembargador Gilberto Barbosa, empossado como Diretor da Emeron.
A posse foi prestigiada pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Raul Araújo Filho. O conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Silvio Amorim, que representou, no ato, o presidente do STF, ministro Edson Fachin, relembrou sua trajetória em Rondônia, onde atuou como assessor do desembargador Alexandre Miguel, à época juiz.

A posse foi marcada pela emoção, pela passagem do cargo do atual presidente Raduan Miguel Filho, que irá presidir a Justiça Eleitoral no próximo biênio, ao irmão, Alexandre Miguel. Em 2010, ambos foram promovidos aos cargos de desembargadores juntos. Outro irmão, Sulaiman Miguel Neto, que também já foi magistrado em Rondônia e hoje integra a Justiça de São Paulo, também prestigiou a cerimônia, além de familiares dos empossados.
Os quatro dirigentes prestaram juramento, reafirmando, diante da sociedade rondoniense, o compromisso de conduzir o Poder Judiciário com ética, dedicação e responsabilidade. Discursaram prestando homenagens, o presidente da OAB Rondônia, Márcio Nogueira; o defensor público-geral do Estado, Victor Hugo de Souza Lima e o procurador-geral de Justiça, Alexandre Jésus de Queiroz Santiago.
Em seu discurso de posse como presidente do TJRO, o desembargador Alexandre Miguel resgatou sua trajetória de 35 anos na magistratura rondoniense e fez uma reflexão sobre o papel do Judiciário na sociedade contemporânea. Utilizando metáforas como a do tempo e da corrida de revezamento, destacou a continuidade institucional, o respeito ao legado recebido e a responsabilidade de entregar um Tribunal ainda mais fortalecido às próximas gestões.

Alexandre Miguel enfatizou que sua gestão será guiada não apenas por metas ou números, mas por valores como humanidade, responsabilidade social, ética, transparência e diálogo institucional. Reafirmou que a Justiça deve estar próxima das pessoas, lembrando que por trás de cada processo existem vidas, dramas e expectativas, e que a tecnologia deve servir como instrumento de apoio, jamais substituindo o olhar humano. "Antes de processos, julgamos vidas. A humanização da Justiça não é uma opção, é a nossa missão central", declarou.
A cerimônia reuniu chefes dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, forças de segurança e diversas autoridades civis e militares.

Ao encerrar a cerimônia, o presidente Raduan Miguel prestou homenagem ao irmão, desejando sucesso em sua gestão. Em tom profundamente emotivo e pessoal, o desembargador que se despede da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia destacou a solenidade de transmissão do cargo como expressão máxima da alternância democrática, da estabilidade institucional e do fortalecimento do Estado de Direito. Ao dirigir-se ao novo presidente, desembargador Alexandre Miguel, ressaltou a trajetória construída ao longo de décadas, marcada pelo mérito, pela dedicação ao conhecimento e pelo compromisso com a Justiça.

O discurso resgatou a história fraterna dos dois magistrados, desde os primeiros passos profissionais até a posse simultânea no cargo de desembargador, enfatizando as raízes criadas em Rondônia, o apoio familiar e os valores herdados dos pais. Ao reconhecer Alexandre Miguel como líder preparado, ético e humano, destacou sua vocação para a magistratura, sua capacidade de gestão e sua busca permanente pelo saber jurídico.

Ao final, desejou que a nova gestão seja guiada pela harmonia institucional, pelo respeito aos magistrados e servidores e pela sensibilidade no atendimento ao cidadão. "Confie em Deus, confie na Justiça e nos princípios constitucionais, mas amarre o seu camelo: utilize o planejamento, a tecnologia e a gestão eficiente para garantir uma Justiça para todos", finalizou.
Confira o álbum de fotos da solenidade
Fonte: TJ-RO — link original
Fonte: TJ - RO


0 Comentários