Eolis: Corregedoria inova com novo módulo para planejamento e controle orçamentário

"Módulo GEO" é um sistema para suporte na execução e monitoramento orçamentário, hospedado na plataforma Eolis.

A foto colorida mostra reunião na sala da corregedoria

Após um ano de planejamento e execução, a Corregedoria Geral da Justiça de Rondônia (CGJ-RO) entregou as duas primeiras etapas do "Módulo GEO" de Gestão Estratégica e Orçamentária integrado à plataforma Eólis. A novidade representa o início de uma nova fase no controle orçamentário das unidades do 1º Grau, trazendo automação, segurança e maior transparência à administração dos recursos. O corregedor-geral da Justiça, desembargador Gilberto Barbosa e a juíza auxiliar da corregedoria, Silvana Maria de Freitas, participaram da entrega do novo módulo e conheceram suas principais funcionalidades, na segunda-feira (15).

A solução tecnológica foi desenvolvida para superar desafios enfrentados pela Divisão de Planejamento, Gestão e Monitoramento (Diplage) do Departamento Judiciário Administrativo (Dejad). Atualmente, a Diplage precisa lidar com o planejamento e o acompanhamento do orçamento utilizando planilhas manuais, sujeitas a retrabalho dos servidores, riscos de erros de dados e grande demanda operacional. Com informações fragmentadas entre múltiplas planilhas, há risco de atrasos aos dados apresentados, fundamentais para a prestação de contas ao Tribunal de Contas, por exemplo.

Com a entrega do "Módulo GEO", o monitoramento orçamentário passará a contar com centralização de dados, interface moderna, maior segurança no tratamento das informações, além de acompanhamento em tempo real dos recursos aplicados em 114 iniciativas.

A foto colorida mostra corregedor e juíza durante reunião

As atividades vão ter impacto direto em iniciativas como a Justiça Rápida Itinerante, o Fortalecendo Vínculos, Pop Rua Jud, ações das áreas do psicossocial e Casamentos Comunitários. O foco é garantir cada vez mais agilidade para programas que mudam vidas dos rondonienses.

O avanço foi possível graças ao trabalho conjunto do Núcleo de Aprimoramento do Primeiro Grau (Nuapri) e da Diplage, ambos setores ligados à Corregedoria. A expectativa é que o módulo contribua para elevar o padrão de governança e prestação de contas à sociedade rondoniense. Ele permanece interligado aos demais sistemas do Poder Judiciário.

Eolis

O Sistema Eolis integra o banco de dados do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e ajuda no monitoramento de metas, unificando informações contidas nas plataformas de gerenciamento. A inovação foi lançada oficialmente em 2017, como parte do compromisso do TJRO com o desenvolvimento tecnológico.

Ele é composto por diversos módulos, e agora ganha a novidade do "Módulo GEO", que se integra aos demais sistemas institucionais.

Assessoria de Comunicação Institucional


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO