Foto acessível: os três Procuradores de Justiça eleitos para o Conselho Superior

Porto Velho, RO - Três Procuradores de Justiça foram escolhidos nesta segunda-feira (24/11) para integrar o Conselho Superior do Ministério Público de Rondônia. Marcelo Lima de Oliveira, Ildemar Kussler e Marcos Valério Tessila de Melo foram eleitos pelos membros da instituição. A votação ocorreu de forma virtual por meio do sistema “Votus”. Os três Procuradores de Justiça assumirão as novas funções no dia 1º de janeiro de 2026, permanecendo até 2028.

Conselho Superior

O Conselho Superior do Ministério Público, órgão colegiado da Administração Superior, tem por finalidade deliberar sobre matérias relativas à atuação dos membros da Instituição e exercer as atividades de fiscalização do exercício de suas funções, bem como velar pelos seus princípios institucionais, sendo integrado pelo Procurador-Geral de Justiça, que o preside, pelo Corregedor-Geral e por cinco Procuradores de Justiça, eleitos para um mandato de dois anos, dentre aqueles que não estejam afastados da carreira.

A atuação do Conselho Superior reforça o direito de todos a um Ministério Público forte e estruturado. Esse direito existe para garantir que a sociedade receba um serviço público eficiente e fiscalizador. O MPRO trabalha para assegurar que suas funções sejam exercidas com responsabilidade, transparência e regularidade, protegendo o interesse coletivo.

Fonte: MP/RO - Gerência de Comunicação Integrada (GCI).