A ordem emitida por Moraes no sábado 22 será analisada pelos ministros da Primeira Turma em sessão extraordinária no plenário virtual


Bolsonaro na residência de luxo onde cumpre prisão domiciliar, em Brasília – Foto: Sergio Lima / AFP

Porto Velho, RO - O Supremo Tribunal Federal julga nesta segunda-feira 24 a ordem de prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), emitida liminarmente no sábado 22 pelo ministro Alexandre de Moraes.

O documento será analisado em sessão extraordinária da Primeira Turma, realizada em plenário virtual a partir das 8h00. Os ministros que integram o colegiado – Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino – terão até as 20h00 para publicação dos votos.

No plenário virtual, os ministros poderão confirmar a ordem emitida por Moraes ou reformar a decisão que mandou prender o ex-capitão.

Bolsonaro foi preso no sábado 22 após o descumprimento de medidas cautelares. Ele tentou violar a tornozeleira eletrônica e convocou protestos no entorno da sua residência. A suspeita é de que ele se preparava para fugir da prisão domiciliar. A ordem emitida por Moraes foi solicitada pela Polícia Federal e teve aval da Procuradoria-Geral da República.

No domingo 23, Bolsonaro passou por audiência de custódia, quando alegou paranoia por misturas de medicação para justificar a tentativa de romper a tornozeleira. Na audiência, teve a prisão mantida.

Neste meio tempo, a defesa do ex-capitão tem tentado converter a prisão em domiciliar. Um primeiro pedido já foi negado.

Fonte: Carta Capital