Projeto ambiental premiado com Innovare tem capacitação em Rolim de Moura

Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas reúne forças para ampliar sua atuação

A foto mostra os participantes do curso posando para foto numa área externa.

 

Mais uma etapa exitosa evidencia o potencial transformador do projeto Projeto Colhendo Sementes, Construindo Viveiros, Plantando Florestas, reconhecido nacionalmente pelos prêmios Innovare/2024, o oscar do Judiciário Brasileiro e Juízo Verde/2023.  Trata-se do VI Encontro de Técnicos, Secretários e Viveiristas, que reuniu em Rolim de Moura, durante dois dias, na semana passada, representantes de vários municípios para capacitar os participantes nas diversas atividades do projeto.

A foto mostra a liderança  indígena ao microfone e ao lado o juiz Maximiliano Deitos.O evento, que já faz parte do calendário de ações ligadas ao meio ambiente em Rondônia, debateu normas, novas tecnologias e estratégias para a produção de mudas em Rondônia e distribuição de mudas de essências nativas de maneira gratuita à população de todo Estado. Atualmente 38 municípios fazem parte do projeto, que tem como um dos idealizadores, o juiz de Direito Maximiliano Deitos, de Ji-Paraná, e que tem forte atuação em defesa do meio ambiente.

Ainda no primeiro dia, os participantes receberam instruções detalhadas sobre o uso, as permutas e os procedimentos de prestação de contas da madeira destinada aos municípios pelo Poder Judiciário, através de fluxos que garantem transparência, organização e rastreabilidade das madeiras apreendidas que são transformadas em insumos para viveiros, escolas, creches e estruturas públicas.

Representantes dos órgãos parceiros (Sedam, PRF, PF, Batalhão de Polícia Ambiental, IBAMA, JIRAU, IDARON, Consórcio BR-364, Força Nacional, Projeto Renascer das Águas, Pacto das Águas, associações indígenas, juizados criminais, Idaron, Ministério Público, Superintendência Indígena e prefeituras municipais) participaram do evento, que demonstrou mais uma vez a capacidade de aglutinar forças em prol da preservação ambiental.

Como parte das ações, o evento entregou 45 litros de mel oriundo do projeto "Polinizando a Amazônia" em parceria com a ACA/SENAR ao Centro Espírita, CER e Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes de Rolim de Moura.

 

Impacto

A colagem de fotos mostra vários momentos da prática no viveiro.

O papel estratégico do Judiciário na destinação responsável de madeiras apreendidas e de recursos ambientais, transformando sanções em investimentos diretos para os municípios, foi um dos pontos destacados pelo juiz Maximiliano Deitos, que reforçou que o projeto já é referência nacional por sua capacidade de fomentar viveiros municipais, apoiar a revitalização de áreas degradadas e estimular políticas ambientais duradouras. A atual emergência climática em que o mundo vive, o aumento da temperatura global, o crescimento do arco do desmatamento e a savanização da Amazônia foram outros temas abordados por Maximiliano.

 

Integração

Já o prefeito de Rolim de Moura, Aldo Júlio, que participou de toda a programação, agradeceu ao conselho gestor do projeto por ter incluído o município no roteiro de grandes eventos estaduais, com reflexos em todo o comércio local. "Temos muito orgulho do nosso viveiro, um dos melhores do Estado, temos uma excelente equipe técnica e integração de secretários nas questões do meio ambiente", disse.
A representante do Ministério do Meio Ambiente, Nazaré Soares, coordenadora-Geral da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento também se manifestou, reforçando a participação do MMA como relevante para as políticas integradas entre União, Estados e Municípios no combate ao desmatamento, na promoção da restauração ecológica e no fortalecimento das cadeias produtivas sustentáveis.

 

Na prática

A colegem de fotos mostra vários momentos da capacitação na parte interna, auditório.

A programação seguiu com o compartilhamento de boas práticas desenvolvidas pela técnica Ana Paula Maibuk Braga, integrante da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pimenta Bueno Espigão do Oeste; visitas e aulas práticas orientadas pela Míriam Cristina Weirich Vergara, diretora-geral de planejamento e urbanismo de Rolim de Moura; apresentação do projeto "Polinizando Amazônia", ministrada pelo presidente da Associação Cacoelense Apicultores - ACA, Valcimar Nunes, em parceria com o Senar e Tribunal de Justiça/RO, palestras dos professores Cleverson Carvalho, doutor em Produção Vegetal e docente da Universidade Federal de Rondônia (Campus de Rolim de Moura) e Roberto Simplicio Guimarães, Mestre em Ciências Nucleares pela USP (IPEN/CNEN) IPEN - Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, chefe do Departamento de Extensão, Campus Vilhena, IFRO, e apresentação do Consórcio Nova364, responsável pela concessão da BR-364.

Ao final, foram entregues réplicas do troféu do Prêmio Innovare à PRF e ao Cimcero e a entrega de certificado aos melhores viveiros do estado: Corumbiara (Região Cone Sul), Cacoal (Região do Café), Rolim de Moura (Região Zona da Mata), Nova União (Região Central) e Governador Jorge Teixeira (Região Vale do Jamari).

 


Fonte: TJ-ROlink original

Fonte: TJ - RO