
Porto Velho, RO - Cinco ex-ministros da Justiça assinaram uma carta aberta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com críticas a Operação Contenção, que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro.
“Mal preparada e mal explicada, foi realizada uma operação de guerra, colocando as estruturas da Polícia do Estado do Rio de Janeiro em confronto com a totalidade da população ali residente e não somente com os grupos faccionados”, diz o texto.
Assinam o documento os ex-ministros Nelson Jobim, Miguel Reale Jr, Aloysio Nunes e José Carlos Dias, que ocuparam o cargo no governo Fernando Henrique Cardoso, e Tarso Genro, que foi ministro de Lula.
Outro trecho da carta diz que incursões sistemáticas já se mostraram, ao longo de quatro décadas, uma forma “inadequada” para enfrentar as facções criminosas.
“O fato de ter antecedente criminal não expressa — num Estado Democrático de Direito —licença para a eliminação sumária de quem quer que seja”.
Os ex-ministros pedem, no fim da carta, que Lula assuma “diretamente” a condução do processo no Rio de Janeiro através de uma Secretaria Especial da Presidência da República com prerrogativas ministeriais.
O Governo do Rio de Janeiro não se pronunciou ainda sobre o documento.
Fonte: CNN Brasil.


0 Comentários