Painel sobre descarbonização no TJRO apresenta o Programa Justiça Carbono Zero

A foto é um print da ruenião on line com imagens em mosaico de várias pessoas e a mesma imagens da capa.

Porto Velho, RO - Na última segunda-feira, 29, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) do Tribunal de Justiça de Rondônia promoveu um momento de atualização para os servidores sobre a atuação do TJRO em descarbonização, inventário e compensação de gases de efeito estufa. Realizado de forma virtual, o painel "Entendendo a Descarbonização no TJRO" foi ministrado pela servidora Maiara Ribeiro de Moraes, assistente técnica do Nages.

Durante o encontro, foi abordada a Resolução n. 594/2024 do Conselho Nacional de Justiça, que estabelece o Programa Justiça Carbono Zero, cujo objetivo é alcançar a descarbonização total do Poder Judiciário até 2030, por meio de práticas sustentáveis.
Para atingir o objetivo, Maiara apresentou as medidas que o TJRO tem adotado, como o Plano de Descarbonização lançado em fevereiro deste ano, que planejou medir a quantidade de emissões de gases de efeito estufa geradas pelas atividades institucionais, bem como as ações de forma a reduzi-las com processos mais sustentáveis e iniciativas para compensar as emissões residuais. A servidora também apresentou os resultados do primeiro Inventário de Gases de Efeito Estufa do Tribunal.

Inventário de Emissões

A foto é um print da  reunião on line e alguns cards explicativos expostos na lateral equerda da classificação das emissões inventariadas.

O inventário mostra a fonte das emissões do TJRO, como transporte, esgoto, resíduos, viagens e deslocamentos diários. Com essas informações é possível definir estratégias para promover mudanças e reduzir as emissões. O primeiro Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (IGEE), com dados de 2024, foi divulgado na metade do ano.

O Poder Judiciário reconhece a gravidade da crise climática e tem demonstrado seu compromisso com as mudanças necessárias para deixar de contribuir com o aumento do efeito estufa. Com isso, a apresentação do painel é fundamental para que toda a comunidade judiciária tenha conhecimento do contexto e de como cada um está inserido nesse processo de descarbonização.

Mentoria, inventário e compensação

O painel antecedeu a capacitação que será realizada por contratada especializada para a prestação de serviço de mentoria e desenvolvimento de ações relacionadas à descarbonização, inventário e compensação de gases de efeito estufa, auxiliando o TJRO no cumprimento das diretrizes da Resolução n. 594/2024-CNJ.

As iniciativas estão alinhadas à ação do Plano de Descarbonização "Realizar ações de sensibilização para educação ambiental climática do corpo funcional e força auxiliar, anualmente".

Clique e conheça mais sobre o Programa Justiça Carbono Zero

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional