
Porto Velho, RO - O Ministério Público de Rondônia (MPRO), por meio do Centro de Apoio Unificado (CAOP-Unificado), em trabalho conjunto com 25 parceiros, ofereceu o segundo dia de atendimentos da 11ª edição do projeto MP Itinerante à população de Seringueiras, nesta quarta-feira (24/9). A ação aconteceu na escola Oswaldo Piana.
Com as ações que percorrem as várias regiões do Estado, além de promover o acesso à cidadania às comunidades que vivem em áreas mais afastadas, o MPRO e os parceiros compreendem melhor as necessidades específicas de cada local em que realiza as atividades.
O promotor de Justiça Mateus Dozza Subtil, que atua em São Miguel do Guaporé, destacou que a iniciativa do MP Itinerante tem sido essencial para aproximar a instituição das comunidades mais remotas, além de servir como um indicador da cidadania na região.
“Conseguimos identificar e quantificar as principais demandas e necessidades dessa população, o que nos permite direcionar melhor nosso trabalho e, com isso, elevar a qualidade dos serviços prestados”, ressalta o promotor.
Cylena Braun, de 53 anos, vive há mais de três décadas na zona rural de Seringueiras. Ela buscou atendimento para emitir a nova Carteira de Identidade Nacional do filho, que é uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sem a ação itinerante, teria de enfrentar uma viagem até Costa Marques, além de pagar alto custo para conseguir a documentação. “O atendimento está ótimo, uma maravilha. Faz muita diferença na nossa vida”, destaca Cylena.
Parceiros
As equipes do Ministério Público e os parceiros que acompanham a missão oferecem mais que cidadania, acesso a políticas públicas e à Justiça, oferecem dignidade a uma população que carece dos atendimentos e reside em localidades remotas. As atividades acolhem as demandas de todas as cidades do entorno, abrangendo a população de áreas urbanas e rurais.
Odinaldo Maurício Pereira da Silva, datiloscopista policial, integra a equipe do Instituto de Identificação Civil e Criminal da Polícia Civil (IICCECF), responsável pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo ele, a demanda tem sido intensa, mas o atendimento ocorre de forma eficiente, mesmo diante de dificuldades enfrentadas.
“É um prazer auxiliar a população com este trabalho conjunto entre a Polícia Civil e o Ministério Público, proporcionando a emissão da carteira de identidade a quem necessita e encontra dificuldades de locomoção. É muito bom poder ajudar a comunidade dessa forma”, destaca o datiloscopista.
Oferecendo uma série de serviços, como consultas ao Serasa e a verificação de débitos junto à Energisa, Ediel Batista Pereira, representante do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), destacou que a iniciativa tem sido bastante significativa para a comunidade e que é muito satisfatório poder colaborar. “Não tem palavras para expressar a felicidade de atender as pessoas e vê-las saindo satisfeitas com o serviço”, destaca Ediel.
A gerente local do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Seringueiras, Tatiane Ribeiro, participou da ação com sua equipe oferecendo serviços voltados à agricultura familiar.
Entre os atendimentos mais procurados estão a emissão do CAF (Cadastro do Agricultor Familiar), orientações sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), além de informações sobre auxílio maternidade e aposentadoria rural. “Estamos muito contentes em poder contribuir com essa ação, principalmente para os produtores rurais da agricultura familiar, que vêm até nós em busca de nossos serviços”, destaca Tatiane.
Ítalo Renan Ferraz Freire, representante do Sistema Nacional de Emprego (Sine), participou pela primeira vez da ação do MP Itinerante, oferecendo serviços voltados à promoção de emprego e renda. Entre os atendimentos realizados estão a emissão da carteira digital, do PIS e do CNIS, além do cadastro na plataforma Geração Emprego e Geração Serviços, que busca ampliar oportunidades de trabalho e promover a inclusão social. “Tem sido extremamente positivo perceber o quanto a população realmente necessita desses serviços e ações, que nos permitem ampliar o alcance dos atendimentos essenciais e promover inclusão de forma mais efetiva”, disse Ítalo.
Próximos atendimentos
As equipes de atendimentos do MP Itinerante estarão presentes, ainda nesta semana, em São Miguel do Guaporé, na próxima quinta-feira, 25 de setembro, quando os serviços serão realizados na Escola Princesa Isabel. Já na sexta-feira, 26 de setembro, a ação será em Urupá, na Escola Altamir Billy Soares.
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
Gerência de Comunicação Integrada (GCI)
0 Comentários