O projeto tem como objetivo principal aproximar a administração municipal das comunidades


População teve acesso a uma ampla variedade de atendimentos

Porto Velho, RO - O projeto Cidadania em Movimento, da Prefeitura de Porto Velho, realizado pela Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias) e parceiros, esteve sexta-feira (19), sábado (20) e domingo (21) na Vila da Penha e distrito de Abunã, onde realizou 1.890 atendimentos de serviços essenciais à população daquelas comunidades.

O projeto Cidadania em Movimento tem como objetivo principal aproximar a administração pública das comunidades, principalmente aquelas mais distantes da capital, oferecendo serviços essenciais gratuitos.

Durante os três dias de ação, a população teve acesso a uma ampla variedade de atendimentos, entre eles:

  • Emissão de documentos como carteira do idoso, ID Jovem, carteira do autista, passe livre estadual, relatório CNIS e Carteira de Trabalho Digital;
  • Serviços de saúde, incluindo atendimento médico, exames preventivos, aferição de pressão, teste de glicemia e exame de vista;
  • Atendimento psicossocial, corte de cabelo, design de sobrancelhas e orientações jurídicas;
  • Cadastro Único (primeiro cadastro, atualização e transferência);
  • Programas sociais como Mamãe Cheguei, Pé de Meia e ações de combate ao trabalho infantil;
  • Alistamento militar e descarte eletrônico;
  • Atividades de educação ambiental e orientação sobre empregabilidade.


Atendimento funcionou sem nenhum imprevisto, sendo todas as demandas atendidas

Como em todas as ações do projeto Cidadania em Movimento, o atendimento foi organizado por senhas, entregues por ordem de chegada. O atendimento funcionou sem nenhum imprevisto, sendo todas as demandas atendidas.

A ação social contou com a participação de parceiros como Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), Junta Militar, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia e Superintendência Municipal de Tecnologia da Informação (SMTI), dentre outros.

A secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz, agradeceu a parceria de diversas secretarias municipais e instituições estaduais e federais que participam e ajudam a realizar o projeto, e ressaltou o incentivo e apoio do prefeito Léo Moraes para a realização dos serviços da assistência social no município de Porto Velho.


Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)