Após 12 anos, veja a história do homem que descartou, acidentalmente, um disco rígido contendo 8.000 Bitcoins durante uma limpeza em seu escritório

Porto Velho, RO - Há mais de 10 anos, a criptomoeda mais valiosa do mundo (Bitcoins), ainda era considerada um investimento de risco.

Entretanto, o profissional da área de T.I, James Howells, descreveu que, ao limpar seu escritório, acabou colocando um disco rígido contendo cerca de 8.000 Bitcoins em um saco preto.

Na época, sua então companheira confundiu a bolsa com lixo e a levou para o aterro sanitário de Newport, nos EUA, onde o item acabou se perdendo.

O que James Howells jamais imaginou é que o Bitcoin se valorizaria tanto — em 2025, 1 unidade ultrapassa os R$ 500 milhões. Esse salto astronômico fez com que ele se mobilizasse para tentar corrigir o erro do passado.

A mídia logo descobriu o incidente, que fomentou grandes discussões – no âmbito de investidores em criptomoedas – sobre como armazenar essas moedas de forma segura.

A busca

Howells percebeu seu erro e, desde então, tem tentado entrar em acordo com o Conselho de Newport para que ele consiga procurar e reaver o disco rígido que alega conter os Bitcoins. James até mesmo ofereceu dividir o valor das criptomoedas com as autoridades.

Ele tentou criar maneiras sustentáveis para que fosse possível reaver esse disco, incluindo o uso de drones e robôs com IA.

As autoridades de Newport alegam que permitir a escavação traria riscos ambientais, como a liberação de gases tóxicos e a contaminação dos lençóis freáticos.

Além disso, o Conselho Municipal de Newport insiste que, quando entrou no aterro, o disco contendo os Bitcoins se tornou sua propriedade.

A luta na justiça

Em Janeiro de 2025, a batalha jurídica de James Howells contra o conselho de Newport, teve um desfecho.

Após diversas negativas por parte das autoridades, o Juiz Keyser do Tribunal Superior afirmou que a alegação de Howells “não tinha perspectiva de sucesso”. Pois, após ser descartado no aterro, a posse passa a ser de Newport.

O juiz acrescenta:

“Considero que os apelos de Howells não demonstram quaisquer fundamentos razoáveis ​​para a propositura desta ação…. Então, ela não teria perspectiva realista de sucesso se fosse a julgamento e que não há outra razão convincente para que seja julgada.”

James Howells projetou que, no ano que vem, os bitcoins em seu disco rígido podem valer mais de R$ 6 bilhões de reais

Fonte: Fatos Desconhecidos