“essa parada abrupta causaria destruição em massa”

Porto Velho, RO - Embora a Terra gire há bilhões de anos de forma constante, imaginar o que aconteceria se esssa rotação simplesmente parasse por um segundo, é um exercício mental tão assustador quanto fascinante.

Nosso planeta gira a cerca de 1670 km/h na linha do Equador. Esse movimento é conhecido como rotação, mas, o que aconteceria se a Terra parasse de girar por 1 segundo?

Bem, a primeira consequência é que a primeira Lei de Newton (matemático e físico ) seria quebrada: A Lei da Inércia.

A força esmagadora, gerada por essa parada abrupta, causaria destruição em massa: aviões cairiam do céu, cidades inteiras seriam arrancadas do chão e tsunamis gigantescos se formariam com a movimentação repentina dos oceanos.

Além disso, a crosta terrestre sofreria rachaduras e deslizamentos, provocando terremotos em escala global.

O astrofísico Neil deGrasse Tyson, resumiu claramento o evento:

“Isso mataria todos na Terra. As pessoas estariam voando pelas janelas…”

Contudo, as consequências ainda seriam sentidas pelos campos magnéticos terrestres:

Ficaríamos temporariamente sem proteção contra a radiação solar, o que representaria uma ameaça direta à vida no planeta.


homem andando em campo com radiação

No entanto, de acordo com o artigo no site India Today para o nosso dia prolongar em apenas um segundo, leva cerca de 50.000 anos. Então, um evento catastrófico como esse continua sendo apenas um experimento mental.

Ainda assim, pensar sobre ele nos faz refletir sobre o quão dependentes somos do movimento constante da Terra – e que a nossa sobrevivência depende do equilíbrio invisível que sustenta o planeta.

Fonte: Fatos Desconhecidos