
Porto Velho, RO - As motos são um dos meios de transporte mais populares e usados pelas pessoas, mas isso não quer dizer que não possam ser melhoradas ou até mesmo substituídas. Durante a Expo Osaka-Kansai 2025, no Japão, a Kawasaki apresentou recentemente o Corleo, um “robô-cavalo” criado para ajudar na mobilidade em terrenos desafiadores.
O tchau para as motos pode acontecer porque esse robô-cavalo parece com uma, mas ao invés de ter pneus, o Corleo tem quatro patas. A criação tem pernas mecânicas, um visual inspirado nas motocicletas da própria Kawasaki e é feito para ser montado como se fosse um animal. O que move o veículo é um motor a hidrogênio de 150 cilindradas.
O Corleo é a junção de robótica avançada, inteligência artificial (IA) e energia limpa. O objetivo da marca é dar uma alternativa de transporte nos lugares onde os veículos com rodas não conseguem andar.
Robô-cavalo
Como esse robô-cavalo tem pernas elas conseguem absorver os impactos e se adaptar a diferentes tipos de terreno, como por exemplo, pedras, pastos e entulhos. Além disso, ele tem “cascos” de borracha que fazem a estabilidade aumentar em pisos duros ou macios e o Corleo também consegue saltar obstáculos.
O controle desse veículo é feito pelo corpo do condutor, então, quando o centro de gravidade é movido, o robô-cavalo entende esse comando e ajusta seus passos.
Ele também tem um visor com realidade aumentada para mostrar informações como níveis de hidrogênio, navegação e equilíbrio. Seu design é aerodinâmico feito com uma estrutura de metal e fibra de carbono. Na frente do Corleo existe um escudo com faróis, que lembra muito um capacete.
Fonte: Fatos Desconhecidos
0 Comentários