Manuscrito com histórias do Rei Arthur

Porto Velho, RO - De acordo com as histórias medievais e romances de cavalaria, o Rei Arthur liderou a defesa da Grã-Bretanha contra os invasores saxãs no final do século V e no início do século VI. Ele se tornou um dos grandes nomes do período.

Até hoje, essa figura histórica e aquelas a sua volta chamam a atenção e tem segredos revelados. Como por exemplo, esse manuscrito que mostrou trechos a respeito de Merlin, o mago conselheiro do Rei Arthur, da Inglaterra.

O manuscrito foi descoberto em um volume de registros de propriedade do século XVI. Ele é uma parte da Suite Vulgata du Merlin, que é uma rara sequência dos contos britânicos escrita entre 1275 d.C. e 1315 d.C, e estava dobrado, costurado, rasgado e desgastado, mas foi restaurado por especialistas da Biblioteca da Universidade de Cambridge.

O documento estava escondido na coleção da Biblioteca da Universidade de Cambridge, mas só chamou atenção dos pesquisadores em 2019. Contudo, o conteúdo desse manuscrito era indecifrável porque se ele fosse removido ou desdobrado ele poderia ser danificado.

Nesse ponto, a tecnologia ajudou na compreensão com os pesquisadores usando várias técnicas de imagem para desdobrar o manuscrito digitalmente e ver o que estava escrito nele. Os pesquisadores usaram o modelo 3D para estudar o manuscrito com ferramentas como prismas e espelhos para fotografá-lo de todos os ângulos possíveis para revelar as partes que estavam fora de alcance.

Como resultado eles viram que o manuscrito mostrou histórias perdidas do Rei Arthur com episódios-chave do final do Suite Vulgata du Merlin. A primeira parte conta vitória dos cristãos contra os saxões na Batalha de Cambénic. Já a segunda parte tem uma cena que se passa na Festa da Assunção da Virgem Maria, com Merlin aparecendo na corte do Rei Arthur disfarçado de harpista.

Fonte: Fatos Desconhecidos