O Brasil fez história ao levar seu primeiro Oscar no começo de março, com o filme “Ainda Estou Aqui”, que triunfou na categoria de Melhor Filme Internacional na 97ª edição do Oscar. A vitória, anunciada pela atriz espanhola Penélope Cruz, repercutiu nas redes sociais e foi motivo de orgulho e celebração para os brasileiros no mundo todo. 

A tão aguardada estatueta


Por décadas, a academia internacional reconheceu o cinema brasileiro, mas sem nunca o premiar de fato. O país já havia recebido indicações com filmes como “O Pagador de Promessas” (1963) e “Central do Brasil” (1999), mas nunca havia alcançado a vitória. 


Isso mudou este ano, quando “Ainda Estou Aqui” apresentou ao mundo a pungente narrativa da família Paiva, marcada por resistência e dor durante a ditadura brasileira. A conquista cinematográfica foi abraçada pelo Brasil inteiro, das ruas animadas do Carnaval do Rio de Janeiro às reflexões silenciosas em casas e cinemas dos quatro cantos do país. 


As redes sociais foram inundadas com mensagens de orgulho nacional e, até mesmo no México, comentaristas de TV foram vistos dançando em homenagem à vitória do Brasil. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou a anunciar planos de comprar a casa onde o filme foi filmado para transformar em um museu como forma de homenagear o triunfo histórico do cinema nacional.


Como rever o Oscar e reviver a celebração


Embora a celebração tenha sido amplamente compartilhada pela rede, muitos brasileiros (dentro e fora do país) não tiveram a oportunidade de assistir à cerimônia e se emocionar com o discurso do diretor Walter Salles ao receber a estatueta.


Felizmente, essas pessoas (e aqueles que, porventura, desejam rever a transmissão do Oscar) podem facilmente assistir aos momentos inesquecíveis passados nesse primeiro domingo de março. Abaixo estão algumas sugestões de como conseguir isso, inclusive para os brasileiros que vivam no exterior e possam ter dificuldades em acessar os canais oficiais devido às restrições regionais. 


1. Serviços oficiais de streaming

No Brasil, a cerimônia foi transmitida oficialmente pelas plataformas da TNT e da Max. Os assinantes desses serviços no Brasil podem conferir o replay da cerimônia ao acessar seu aplicativo ou site oficial. Caso estejam fora do Brasil, no entanto, os usuários desses serviços podem precisar de uma rede virtual privada (VPN). Isso porque a alteração do endereço IP, que permite o acesso a plataformas com restrições geográficas, é uma das maiores vantagens de usar VPN


2. YouTube e clipes nas redes sociais

O canal oficial da Academia no YouTube disponibiliza aos espectadores os melhores momentos da cerimônia, incluindo anúncios de vencedores, discursos, entrevistas de bastidores e mais. Além disso, veículos de imprensa brasileiros como O Globo e O Estado de S. Paulo compartilharam ampla cobertura nas redes sociais, com clipes e entrevistas da cerimônia.


3. Serviços de streaming internacionais

Nos Estados Unidos, o Oscar foi transmitido pela ABC, e muitas plataformas de streaming como Hulu, Disney+ e YouTube TV oferecem replays a seus assinantes. Para os brasileiros que estão na Europa, o Sky Cinema no Reino Unido e o Canal+ na França são plataformas tradicionais onde as transmissões do Oscar estão disponíveis – embora sem tradução para o português.


O que vem por aí: o futuro do cinema brasileiro


Com a conquista do Oscar, a expectativa é de que a indústria cinematográfica brasileira ganhe maior reconhecimento internacional e garanta novas indicações e vitórias nos próximos anos. A esperança é poder seguir os passos da Argentina, que conseguiu duas estatuetas de Melhor Filme Internacional, com “A História Oficial”, em 1986, e “O Segredo dos Seus Olhos”, em 2010.