Ação conjunta localiza 100 m³ de madeira ilegal e munições em reserva indígena

Porto Velho, RO - A Polícia Federal, com o apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), do Batalhão de Polícia Ambiental e do grupo tático da Polícia Militar (PATAMO), realizou, nesta segunda-feira (25/11), a operação Kurumi’i, destinada ao combate de crimes ambientais na reserva indígena Igarapé Lage, localizada na região oeste de Rondônia.

Durante a ação na Linha 24 C, agentes identificaram diversos pontos de extração ilegal de madeira e apreenderam aproximadamente 100 m³ de toras. Também foram encontrados três cartuchos de espingarda calibre 36, evidenciando práticas ilícitas relacionadas à exploração dos recursos naturais.

As investigações prosseguem para identificar os responsáveis pelas atividades criminosas. Caso sejam confirmados os suspeitos, eles poderão responder por desmatamento ilegal em área pública, além de porte ilegal de armas e munições.

A operação reforça o compromisso das autoridades com a preservação ambiental e o respeito às áreas indígenas protegidas, essenciais para o equilíbrio ecológico e a proteção dos povos originários.