Comemorado no dia 19 de novembro, “Empreendedorismo Feminino é a força que move o progresso”, é o tema deste mês
Projeto Feira da Mulher Empreendedora foi criado em 2017
Porto Velho, RO - Oferecer geração de renda, melhorar a autoestima e inserir mulheres no mercado de trabalho é uma das várias ações de políticas públicas primadas pela Prefeitura de Porto Velho. Com esse intuito, a gestão municipal do prefeito Hildon Chaves por meio do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres (DPPM), da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), desde 2017 vem através das Feiras da Mulher Empreendedora, transformando a vida de centenas de mulheres.
A cada mês com um tema que traz a força do empoderamento da mulher, neste mês de novembro a feira vem com o tema “Empreendedorismo Feminino é a força que move o progresso” em alusão ao Dia do Empreendedorismo Feminino, comemorado no dia 19 de novembro, sancionado pela Prefeitura de Porto Velho, por meio do DPPM/Semasf, em 13 de dezembro de 2021.
Importante política de fomento à economia para a capital, a feira já virou tradição em Porto Velho e tem tido um saldo positivo para geração de renda de muitas famílias, que tiram das feiras seu sustento.
De acordo com Gina, todos os meses o departamento cadastra mais de 60 mulheres
Projeto que ao longo desses sete anos, já transformou a vida de mais de 700 mulheres. Criada para fortalecer o empreendedorismo feminino, a Feira da Mulher Empreendedora possibilita a capacitação para as empreendedoras e reforça laços sociais, promovendo melhoria na saúde emocional.
O Projeto Feira da Mulher Empreendedora foi criado em 2017 e tem crescido a cada ano com mais adesão por empreendedoras com o interesse na geração de renda. O projeto realiza capacitações com palestras, fóruns, workshops, cursos e oficinas, para que elas tenham condições de crescimento profissional.
De acordo com a diretora do DPPM, Gina de Brito, todos os meses o departamento cadastra mais de 60 mulheres que passam pela capacitação e mudam suas vidas. Produtos como artesanatos, gastronomia, roupas, produtos de beleza, acessórios, plantas e ornamentos de decoração produzidos pelas mulheres, tem atraído grande público em todas as edições realizadas entre instituições, escolas, praças e órgãos públicos.
VALORIZAÇÃO DA MULHER E FOMENTO À ECONOMIA
Empreendedorismo Feminino é uma ferramenta de desenvolvimento econômico
O Empreendedorismo Feminino é uma ferramenta de desenvolvimento econômico para a mulher e para a sociedade como um todo, é um catalisador de energias positivas que impulsiona a economia, gerando empregos e aumentando a produtividade, a igualdade de gênero e transforma as relações sociais, trazendo inovação no mercado de negócios, com novas perspectivas e abordagens diferenciadas. O empreendedorismo feminino colabora para a construção de uma sociedade mais justa.
De acordo com Gina de Brito, desde 2017, o projeto criado pela Prefeitura, com apoio expressivo da primeira-dama e deputada estadual Ieda Chaves, a gestão municipal do prefeito Hildon Chaves, com a sensibilidade de realizar ações voltadas para a valorização da mulher, vem agregado uma verdadeira revolução na vida dessas mulheres que viram na feira uma oportunidade de conseguir sua independência financeira.
Empreendedora Sonja Maria Nolasco vive há três anos da renda obtida pela feira
“Desde 2017, nós temos cadastros todos os meses. Temos atualmente mais de 700 mulheres cadastradas e todos os dias recebemos mais cadastros”, destacou.
Sentindo-se valorizada e vivendo atualmente há três anos da renda obtida pela feira, a empreendedora Sonja Maria Nolasco, que vende sanduíches, brownies e doces que fazem muito sucesso de vendas, lembra emocionada de quando começou a participar da feira.
“Atualmente eu vivo das feiras, então, o Departamento de Políticas Públicas Para as Mulheres, por iniciativa da Prefeitura de Porto Velho, é uma oportunidade fantástica. Para mim, mudou radicalmente a minha vida porque eu literalmente sobrevivo das feiras e participo de todas.
Eu acho que é uma oportunidade sem igual, porque muitas pessoas não têm recursos próprios para montarem seu próprio negócio e essas feiras são uma ótima oportunidade e tem dado muito certo”.
COMO REALIZAR O CADASTRO
O projeto realiza capacitações, para que elas tenham condições de crescimento profissional
Para realizar o cadastro, a mulher pode procurar o DPPM, em contato pelo telefone: (69) 99258-8555. A partir desse contato, o departamento envia um link para realização do cadastro. As mulheres passam a participarem de um grupo, em que serão orientadas e acompanhadas pelo departamento. Depois do cadastro, as empreendedoras passam por uma capacitação feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO).
Segundo Gina de Brito, os cadastros podem ser feitos todos os dias por esses canais de atendimento. Em parceria com o Sebrae/RO, as atividades referente a semana do Empreendedorismo serão encerradas no dia 29, com palestras e distribuição de material promocional do empreendedorismo feminino para todas as empreendedoras presentes no evento, e que estão cadastradas no Projeto Feira da Mulher Empreendedora.
PROGRAMAÇÃO ATUALIZADA
Dia 22 (Sexta-feira)
Realização da Feira da Mulher Empreendedora em parceria com a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO).
Serviços: Exposição e comercialização de produtos das mulheres Empreendedoras. Horário: 7h30h às 13h30h
Local: Assembleia Legislativa, rua José Camacho, 2562, Olaria.
Dia 29 (Sexta-feira)
Realização da Feira da Mulher Empreendedora em parceria com o Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro.
Serviços: Exposição e comercialização de produtos das mulheres empreendedoras Horário: 7h às 14h
Local: Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro, av. Pinheiro Machado 777, bairro Olaria. Obs.: Entrada pela Gonçalves Dias.
Dia 29 (Sexta-feira)
Encerramento do curso de Artesanato (costura criativa) em parceria com o Cras Elizabeth Paranhos.
Serviços: Entrega de certificado, exposição das peças criadas pelas participantes do curso, coffee break.
Horário: 10h
Local: Cras Elizabeth Paranhos, rua Guanabara, 2611, bairro São João Bosco, zonas Norte e Oeste.
Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)
0 Comentários