Mais de 900 fardos de água serão distribuídos pelo governo estadual para comunidades indígenas de Guajará-Mirim
Porto Velho, RO - Como mais uma medida de enfrentamento à crise hídrica no estado, o governo de Rondônia realiza, neste fim de semana, a distribuição de água potável para 200 famílias de oito comunidades indígenas da Reserva de Rio Negro Ocaia, na região de Guajará-Mirim. Ao todo, são 923 fardos de água que estão sendo entregues por meio da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei).
Outros 840 fardos estão sendo encaminhados para 42 famílias da Linha Josué Nogueira, no município de Espigão do Oeste. A distribuição será feita com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
Em Guajará-Mirim, as comunidades beneficiadas são a Rio Negro, Ocaia, Ocaia 3, Castanheira, Pantirop, Comi Wa Wau, Palhal e Piranha, que estão isoladas devido à seca dos rios na reserva.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontua que para amenizar a situação, o governo do estado adotou várias providências, como a distribuição de água e cestas básicas para ajudar as famílias atingidas.
Para a secretária da Seas, Luana Rocha, além de saciar a sede e ser utilizada no processo de limpeza, higienização e cozimento de alimentos, a água distribuída é um elemento vital para evitar doenças transmitidas pela água e melhorar a qualidade de vida da população. “É de suma importância, neste momento, garantir o acesso à água potável a essas famílias que se encontram isoladas, e que dependem do rio para o seu sustento e sobrevivência”, reforçou.
0 Comentários