Porto Velho, RO - O Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Héverton Alves de Aguiar, foi agraciado com o Colar Cívico Ruy Barbosa “A Águia de Haia”, concedido pela Câmara Brasileira de Cultura em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
O integrante do Ministério Público de Rondônia também recebeu a outorga de Professor Doutor Honorífico, como reconhecimento pela sua atuação literária e cultural no Estado de Rondônia.
O diploma, entregue pelo Presidente da Câmara Brasileira de Cultura, Jornalista Gualter Carrara Júnior, destaca que a referida homenagem visa “perpetuar e dar conhecimento às gerações futuras, aos cidadãos que deixam seu legado de ilibada conduta moral, ética, cívica e cultural".
Para o Subprocurador-Geral de Justiça Administrativo, Héverton Alves de Aguiar, a homenagem foi um momento sublime em sua trajetória de vida e de incentivo à cultura. Imortal da Academia Rondoniense de Letras (ARL), se disse honrado em receber a condecoração. “Isso nos orgulha e ao mesmo tempo nos faz ratificar o compromisso social que temos com a cultura brasileira”, destacou o integrante do MPRO.
A Academia
Brasileira de Cultura foi criada em 2021 com o objetivo de valorizar a memória cultural brasileira e fortalecer o setor cultural do país. A instituição é presidida pelo educador Carlos Alberto Serpa e tem 56 membros.
Águia de Haia
Rui Barbosa recebeu o cognome de "Águia de Haia" do Barão do Rio Branco, que era o Ministro das Relações Exteriores na época da 2ª Conferência Internacional da Paz em 1907. Rui Barbosa era reconhecido como "um diplomata de grandes qualidades e também um excelente criador de slogans", segundo dr. Américo Jacobina Lacombe.
Fonte: MP/RO
0 Comentários