Porto Velho, RO - Histórias de vida e relatos de experiências profissionais acumuladas em cinco décadas de atuação de Caco Barcellos foram compartilhadas com jornalistas em diferentes momentos da carreira. A palestra com o tema “Excelência Profissional” foi a principal atração da solenidade de entrega do I Prêmio Judiciário Rondoniense de Comunicação, realizado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia.

Apaixonado pelo gênero “reportagem”, Caco Barcellos, que atualmente comanda o programa jornalístico Profissão Repórter, da Rede Globo, contou sobre o dia a dia da cobertura jornalística evidenciando seu fascínio por história de vidas por trás de notícias com olhar sensível e humano para questões sociais. “Toda pessoa guarda consigo uma boa história”, defendeu.

Caco destacou a responsabilidade e ética na atuação profissional para garantir que direitos não sejam violados pela imprensa. O respeito ao contraditório e ampla defesa, a presunção de inocência, direitos garantidos pela Constituição, foram alguns dos aspectos apontados pelo jornalista como basilares para o desenvolvimento da carreira.



Autor de livros premiados como Rota 66 e Abusado, e responsável por coberturas jornalísticas marcantes em vários países, Caco Barcellos dedicou a maior parte de seu tempo para contar histórias de pessoas comuns, muitas vezes vulneráveis, e que por não conseguirem atrair a atenção da imprensa, não conseguem transformar suas realidades.

Em mais de uma hora de palestra, o jornalista atraiu a atenção de profissionais e estudantes, que fizeram questionamentos sobre a atuação profissional. “Caco Barcellos é um ícone do jornalismo brasileiro e ficamos honrados em iniciar nossa premiação com essa palestra especial”, avaliou a coordenadora de Comunicação Social do TJRO, Ana Lídia Daibes.

Fonte: TJ/RO