Além de ser um crime, essa prática coloca em risco a segurança de todos, podendo causar graves acidentes e prejuízos à rede elétricaPorto Velho, RO - Uma operação realizada pela Polícia Militar, equipe de fiscalização da Energisa e Polícia Técnico-Científica de Rondônia (POLITEC) resultou na prisão de um empresário responsável por um restaurante e lanchonete localizado no eixo da rodovia BR-364, entre os municípios de Pimenta Bueno e Vilhena. O empresário foi flagrado cometendo furto de energia elétrica, prática conhecida popularmente como "gato de energia".
Durante a ação, a equipe de fiscalização da Energisa constatou que o estabelecimento estava operando com duas fases de energia passando fora do medidor, o que configurava uma irregularidade grave. A fraude era realizada durante a noite, em uma tentativa de driblar a fiscalização. No entanto, uma equipe de plantão da concessionária de energia conseguiu identificar e comprovar o crime durante a madrugada.
O responsável pelo estabelecimento foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia, onde prestou esclarecimentos sobre o crime. Para garantir sua liberdade provisória, foi estipulada uma fiança no valor correspondente a 10 salários-mínimos, a qual foi paga. No entanto, o empresário responderá pelo crime de furto, conforme previsto no artigo 155, parágrafo 3º (furto) do Código Penal Brasileiro.
As penas para esse tipo de crime podem chegar a quatro anos de prisão, além da obrigação de ressarcir os valores referentes à energia furtada durante o período de irregularidade.
A Energisa reforça a importância da conscientização da população sobre os riscos e consequências do furto de energia. Além de ser um crime, essa prática coloca em risco a segurança de todos, podendo causar graves acidentes e prejuízos à rede elétrica.
Fonte: Energisa
0 Comentários