Parceria visa fortalecer a cultura exportadora e facilitar o acesso ao mercado internacional

Porto Velho, RO - A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex/MDIC) e a Amazon Brasil fecharam um Acordo de Cooperação Técnica, que busca fortalecer a cultura exportadora entre os empreendedores brasileiros, com foco em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).

A parceria inclui várias ações conjuntas, como:

Treinamentos online sobre exportação: Vendedores brasileiros terão acesso a aulas ao vivo e materiais educativos.
Suporte aos vendedores: A Amazon oferecerá serviços de suporte para auxiliar os vendedores na exportação de produtos.
Conteúdo online para MPMEs: A Amazon disponibilizará conteúdos informativos sobre exportação para serem compartilhados pela Secex.
Mesa redonda com mulheres exportadoras: Um evento virtual discutirá desafios e oportunidades para mulheres que exportam pela Amazon.

Objetivos e declarações

Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior, destacou que o acordo faz parte dos esforços da Política Nacional de Cultura Exportadora (PNCE) para diversificar os exportadores brasileiros. Ela enfatizou a importância da parceria com o setor privado.

Daniel Mazini, presidente da Amazon no Brasil, expressou entusiasmo com a colaboração. Ele afirmou que a internacionalização é vital para o crescimento das MPMEs e da economia nacional.

Amazon e o programa de vendas internacionais

Com mais de 78 mil vendedores parceiros no Brasil, dos quais 99% são MPMEs, a Amazon já possui um programa de Vendas Internacionais.

Atualmente, mais de 4% desses vendedores exportam através do programa. Mazini espera que o novo acordo amplie ainda mais esse suporte.

Benefícios da exportação

Estudos da Secex de 2023 mostram que empresas exportadoras geram mais empregos, pagam melhores salários e são mais inovadoras e produtivas. A exportação também cria benefícios para outros setores da economia.

Avaliação contínua e edital

Secex e Amazon se reunirão a cada seis meses para avaliar o progresso das ações e identificar novas oportunidades de colaboração.

A parceria surgiu de um chamamento público aberto pela Secex (nº 02/2023) em 4 de dezembro de 2023.

Toda empresa interessada pode apresentar propostas para apoiar a PNCE, conforme detalhes no edital.

Fonte: Carta Capital