Especialista explica se é possível conseguir cartão de crédito e abrir conta MEI

Porto Velho, RO - O pesadelo de muitos brasileiros é ter o CPF negativado, principalmente pelas restrições que surgem quando o nome fica “sujo”. Embora existam formas de negociar a dívida, o número de inadimplentes no Brasil permanece elevado, com mais de 72 milhões de pessoas em situação de inadimplência em fevereiro de 2024, conforme o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil.

André Oliveira, especialista em crédito consignado e CEO da CredFácil, afirma que hoje em dia as dúvidas das pessoas mudaram. “A dificuldade em conseguir um cartão de crédito quando o nome está no SPC ou Serasa é amplamente conhecida. Agora, as pessoas querem saber se podem abrir uma conta MEI, se o Bolsa Família é cancelado, ou se conseguem empréstimo para comprar uma casa ou carro, pois existem muitos mitos a respeito”, relata.

Para esclarecer o que pode ou não acontecer com o CPF negativado, André respondeu algumas das perguntas mais comuns:

Não pode se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI)

Isso é um mito. É possível criar uma conta MEI mesmo estando com débitos em aberto, pois não há consulta ao histórico de crédito durante o registro. “O que pode ocorrer nessas situações é a dificuldade em conseguir empréstimos ou financiamentos. Contudo, há serviços no mercado que oferecem soluções imediatas para ocultar os débitos em aberto de quem está negativado”, esclarece André.

O Bolsa Família é cancelado

Outro mito. O CPF associado a esse benefício não perde o direito ao Bolsa Família se estiver negativado. “Muitas pessoas confundem CPF irregular com negativado. No caso da irregularidade, pode haver divergências de informações no cadastro, cancelamento ou suspensão do documento na base de dados da Receita Federal. Por isso, é essencial regularizar a situação junto ao órgão para evitar o bloqueio ou cancelamento dos benefícios sociais”, explica o especialista.

Dificuldade para conseguir financiamentos

Isso é verdade. Não é impossível, mas obter financiamento para imóveis ou automóveis se torna mais difícil devido às pendências. “Cada empresa tem sua metodologia, mas na verificação de crédito muitas pessoas acabam recebendo um não. Por exemplo, os bancos geralmente não liberam a aquisição de bens de valor elevado para quem está inadimplente”, destaca André.

Fonte: Carta Capital