Filmar o momento da própria demissão virou uma trend no TikTok, mas isso pode ter consequências a curto e longo prazo

Porto Velho, RO - A máxima “o trabalho dignifica o homem” pode até ter sua verdade, mas a realidade mesmo é que as pessoas trabalham para conseguir o seu dinheiro e poder viver suas vidas. Por isso que quando uma demissão vem, as pessoas se desesperam. Mas nesses tempos de redes sociais, até mesmo um momento que, teoricamente, era para ser ruim pode se transformar em um “conteúdo”.

Isso é visto na nova trend do TiktTok em que as pessoas estão filmando sua própria demissão em tempo real e compartilhando sua reação na plataforma. A trend tem o objetivo de ajudar na superação de um momento difícil, mas também pode trazer consequências profissionais a longo prazo.

Como por exemplo, um potencial empregador ver o vídeo da pessoa na rede social e decidir não a contratar. Ou pior, pode acontecer a reversão da demissão sem justa causa para uma com justa causa, ou seja, o trabalhador perde os seus direitos.

Trend da demissão



Essa nova trend é basicamente filmar o momento em que a pessoa está sendo demitida, normalmente durante uma reunião online. Os vídeos com esse teor começaram a viralizar no TikTok no fim do ano passado. As pessoas usam a hashtag #Layoffs para divulgar o momento em que são demitidos.

Uma das primeiras usuárias a viralizar com a trend foi Brittany Pietsch. Ela trabalhava como executiva de contas na empresa de TI norte-americana Cloudflare e no dia 12 de janeiro postou o vídeo no TikTok com a legenda “quando você sabe que vai ser demitida e grava”. O vídeo da reação dela sendo demitida da empresa onde ela trabalhava já tem mais de 20 milhões de visualizações.

Na maioria dos posts assim, a conversa toda é filmada, mas o vídeo é somente o rosto de quem está sendo demitido. No momento da demissão, algumas pessoas debatem com os representantes da empresa e até choram quando escutam que realmente estão sendo desligados da empresa.

A popularidade da trend é uma coisa esperada, já que o setor de tecnologia teve demissões em massa em 2023. Na visão de algumas pessoas, esses vídeos de demissão são empoderadores e transparentes, além de poderem ajudar mais pessoas se identificarem com esse momento difícil. E os comentários nos posts também podem servir para conselhos profissionais ou formas de superar a demissão.

Segundo especialistas na área de psicologia organizacional, expor a demissão nas redes sociais é uma coisa delicada não somente para quem foi demitido, mas também para as pessoas que ficam.

Isso porque filmar a demissão escondido pode ter várias consequências negativas. Do ponto de vista psicológico, existem outras formas de superar que podem ser mais benéficas, como por exemplo, aceitar o luto, reconhecer as emoções, pedir ajuda, contar com o apoio de pessoas próximas, procurar não levar para o pessoal, dar um tempo a si mesmo, continuar conectado, atualizar o currículo, continuar com a mente aberta e ser positivo nas abordagens futuras.

Consequências



De acordo com especialistas, filmar e publicar o momento da demissão pode causar um impacto na vida profissional da pessoa tanto no curto como no longo prazo.

Por exemplo, a empresa pode tomar providências a respeito da divulgação desse momento se ela se sentir prejudicada. Além disso, a empresa também pode adotar medidas, sendo até judiciais, para receber uma indenização por conta do dano causado.

Mesmo que a pessoa tenha uma boa intenção em transformar a demissão em um conteúdo para a rede social, isso pode gerar consequências a longo prazo, como por exemplo, no momento de procurar outras oportunidades profissionais.

Conforme dizem advogados, essa exposição pode ser tida como um atentado contra a imagem do empregador. E se a empresa considerar que o vídeo postado por um ex-funcionário teve um impacto negativo na sua imagem, ela pode pedir uma indenização.

As consequências, no Brasil, de filmar e postar o momento da própria demissão no TikTok podem ser:

A empresa tomar providências a respeito dessa divulgação se ela se sentir prejudicada com relação à maneira como é vista por possíveis novos contratantes;

O vídeo pode afetar a imagem da marca;

A empresa pode tomar providências judiciais para ser indenizada pelo dano;

A demissão pode ser revertida em justa causa;

O trabalhador pode ser multado.

Fonte: Fatos Desconhecidos