O chamado "Stolen Device Protection" está disponível tanto para iPhone como para iPad nas atualizações do iOS

Porto Velho, RO - Hoje em dia é impossível se imaginar sem um celular. Até porque, através dele é possível resolver praticamente tudo da vida. Por isso, quando perdemos o nosso é uma das piores coisas. E é ainda pior quando o dispositivo é roubado, porque com isso vem a preocupação a mais de um prejuízo ainda maior do que o valor do celular. Contudo, se o celular é um iPhone, o custo de um novo também é uma preocupação grande.

Todos sabem que o celular da Apple é um dos mais desejados pelas pessoas e mais visados pelos ladrões. Por conta disso que a empresa da Maçã lançou as atualizações iOS 17.3 e iPadOS 17.3, com as duas trazendo o recurso Stolen Device Protection, “Proteção de Dispositivo Roubado“, traduzido. Essa novidade é uma função não tem o objetivo de localizar os dispositivos roubados, mas sim impedir que os ladrões tenham acesso aos dados pessoais do dono do dispositivo.

Essa função está disponível para iPhone como para iPad e dá a possibilidade de bloquear o acesso ao dispositivo através do Face ID ou Touch ID, mesmo que o ladrão tenha a senha.

Atualização



Além desse recurso, o iOS 17.3 também introduziu um atraso de segurança de uma hora antes da mudança do código de acesso se o iPhone ou iPad for localizado em um local que não seja familiar. Isso também foi feito como uma forma de aumentar a segurança dos dispositivos se eles forem roubados.

Outras atualizações vistas são: playlists colaborativas no Apple Music, suporte AirPlay em hotéis, detecção otimizada de acidentes e novos papéis de parede em celebração ao Mês da História Negra.

Essa atualização é compatível com vários modelos. São eles: iPhone Xs, iPhone Xs Max, iPhone XR (a partir de 2018), todas as versões dos iPhones 11, 12, 13, 14 e 15, e os modelos de segunda e terceira geração do iPhone SE.

No caso do iPad, os que podem receber essa atualização são o iPad Mini da quinta geração em diante, o iPad padrão da sexta geração em diante, o iPad Air da terceira geração em diante e todos os modelos de iPad Pro.

Outro lançamento da Apple foi o watchOS 10.3, que tem um novo mostrador de relógio, e o macOS Sonoma 14.3, que também tem playlists colaborativas no Apple Music.

iPhone


Claro que ninguém planeja perder o celular, mas infelizmente isso pode acabar acontecendo. Quando isso acontece, o dono do dispositivo torce para que quem encontre seu celular seja uma pessoa honesta e tente devolver o aparelho ao dono.

Por mais que isso pareça quase impossível nos dias de hoje, felizmente existem casos que provam o contrário, como nesse em que uma menina gravou um vídeo para o dono de um iPhone depois de encontrá-lo no chão enquanto andava nas ruas de Porto Velho.

O vídeo feito pela adolescente teve quase três milhões de visualizações em apenas três dias. A adolescente em questão é Esther Araújo, de 16 anos. Em entrevista, ela contou que estava saindo da escola junto com algumas amigas, quando encontrou o celular no chão.

No vídeo que ela gravou, Esther disse: “moço, dono do celular, você deixou cair. A gente encontrou, a gente está com ele”. Depois disso, a jovem fala o nome da escola onde deixou o aparelho e finaliza empolgada: “é isso, vem buscar seu iPhone!”.

O dono do celular é o arquiteto Luiz Carvalho. Ele estava trabalhando em uma construção perto da escola onde Esther estuda. Quando ele estava voltando para casa, o celular caiu da sua bolsa e ele só percebeu quando chegou em casa.

“Eu fiquei desesperado, porque tudo eu movimento no meu celular: conta, minhas mídias de trabalho, tudo está no celular. Tem tanta pessoa mal intencionada, que a gente já acha que não vai conseguir mais recuperar”, lembrou ele.

Quando estava em casa, Luiz resolveu acessar a nuvem e foi quando ele teve a surpresa de ver o recado de Esther.

“Ela foi muito fofa, o vídeo dela foi muito natural. Esperteza dela né de pensar assim de imediato: ‘vou abrir a câmera que dá pra acessar’. E ela fez tudo certinho, nem levou pra casa, deixou na escola com uma pessoa responsável. Eu acho que essa história inspira e serve para a gente acreditar que ainda existem pessoas boas”, disse ele.

Além de Luiz, a mãe da jovem também ficou extremamente feliz com a atitude da filha em gravar o vídeo e devolver o celular para o dono.

“O melhor presente que um filho pode dar pra uma mãe é uma atitude dessa, de honestidade, uma atitude de bom caráter. Então a gente olha e se alegra porque a gente vê que o que temos ensinado para os nossos filhos está fazendo efeito. Eu tenho muito orgulho da minha filha”, disse a mãe.

Fonte: Fatos Desconhecidos