Várias pessoas não dispensam um bom café, mas o que deveriam dispensar é o uso de açúcar na bebida. Veja os benefícios disso
Porto Velho, RO - O café é a bebida que a maioria dos brasileiros ama. Há quem não consiga começar o dia sem um cafezinho ou que nem conversa pela manhã se não sentir aquele cheirinho gostoso e o café quente na boca. O amor pela bebida pode ser uma coisa quase universal e conhecida por todos. No entanto, existem variações no seu modo de fazer.
Normalmente, o que muitas pessoas fazem ao preparar seu café é colocar açúcar na bebida. Contudo, isso pode não ser a melhor coisa a se fazer. Até porque, a bebida tem substâncias antioxidantes que ajudam na longevidade, mas de acordo com pesquisadores da Mayo Clinic, importante centro médico nos Estados Unidos, o açúcar nele pode ser prejudicial.
“Estudos recentes, quando foram ajustados para certos fatores, encontraram uma possível associação entre o café e a diminuição da mortalidade”, destacou o médico Donald Hensrud, professor da Faculdade de Medicina da Mayo Clinic.
Por isso, o que eles recomendam é o consumo de entre três a quatro xícaras de café sem açúcar por dia. E para aqueles que são relutantes em tomá-lo sem açúcar, saiba quais são os benefícios que isso traz.
Café sem açúcar
1 – Previne problemas de saúde
Beber café sem açúcar pode ajudar na prevenção de problemas de saúde, como por exemplo, doenças do coração e diabetes. Isso porque a bebida é capaz de estabilizar os níveis de glicose no sangue, fazendo com que a resistência à insulina seja evitada. Essa resistência acontece quando as células dos músculos, a gordura e o fígado tem dificuldades na absorção da glicose no sangue.
2 – Combate radicais livres
Na bebida existem vários compostos bioativos, como os polifenóis que são antioxidantes poderosos que ajudam o corpo no combate aos radicais livres, além de apoiar o fígado na sua função detox.
3 – Acelera o metabolismo
O café é um alimento termogênico. Isso quer dizer que ele tem a capacidade de acelerar o metabolismo, que é o processo onde os alimentos são transformados em energia para o corpo.
4 – Ajuda no emagrecimento
Justamente por conta da bebida ser termogênica ela está associada com a queima de calorias, o que ajuda no processo de emagrecimento. Além disso, os grãos podem dar fibras que proporcionam saciedade em quem ingere o café.
5 – Evita cáries
Beber o café sem açúcar também pode ajudar a evitar cáries. Até porque, esse problema dentário está relacionado justamente com o consumo de açúcar.
Benefícios
O café sem açúcar traz vários benefícios, mas o que muitas pessoas não sabem é que colocar um pouco de sal na bebida também pode ser bastante interessante. Claro que à primeira vista isso pode parecer estranho e até mesmo uma ideia sem sentido nenhum, no entanto, ela é uma prática bem antiga e tem sido feita em várias culturas do mundo todo.
Essa tendência ficou mais evidente com chefs e especialistas, como Alton Brown. Eles pontuaram os benefícios e sabores únicos que essa mistura pode trazer. E como dito, a prática é bem antiga. Em 1997, uma pesquisa, feita por P. Breslin e G. Beauchamp, publicada na revista Nature mostrava que o sal conseguiria realçar o sabor e diminuir a amargura tanto de alimentos como de bebidas.
No caso dessa mistura feita por Alton Brown, ela ficou bem famosa por conta da sua capacidade de neutralizar o amargo do café. Fazer isso pode ser bastante útil quando a pessoa usa grãos torrados de forma intensa, já que eles trazem um sabor mais forte e amargo para a bebida.
De acordo com o chef, ele usa um quarto de colher de chá de sal kosher, que é aquele que não tem adição de iodo, para cada seis colheres de pó de café.
O sal tem o poder de influenciar os cinco sabores básicos, azedo, doce, salgado, amargo e umami. Ele pode aumentar ou diminuir a sensibilidade dos receptores no paladar das pessoas. Por conta disso que colocando um pouco de sal no café o amargor da bebida diminui um pouco e a faz ser mais agradável ao paladar. Essa função é parecida com a que o sal faz nas sobremesas doces.
Claro que por não ser um hábito tão corriqueiro as pessoas têm dúvidas sobre ele e se ele pode ser prejudicial à saúde. A verdade é que o sal colocado no café não traz desvantagens para a saúde, desde que seja colocado moderadamente. Contudo, as pessoas que são sensíveis ao sódio ou que têm problemas de pressão alta precisam evitar colocá-lo na bebida. Até porque, se isso for feito, a ingestão de sódio delas aumentará e isso pode resultar em problemas de saúde, principalmente os relacionados com o coração.
Outro ponto importante de ser lembrado é que quando o café tem uma qualidade alta, ele tende a ser menos amargo e por isso pode não ser preciso a adição do sal, até para quem for bebê-lo conseguir apreciar todo o sabor da bebida.
Isso mostra que o sal no café pode ser uma alternativa bem curiosa e saborosa para as pessoas que têm vontade de explorar um novo rumo na conhecida e amada bebida. Mas é claro que não deve ser esquecido que o sal tem que ser usado de forma moderada e levando em consideração as necessidades de saúde de cada um.
0 Comentários