Porto Velho, RO - Começou a circular na internet mais uma história que cita o ex-presidente Lula durante a reunião do G20, ocorrida na Índia. Depois que uma fake news aponta que ele teria sido ignorado durante o encontro de líderes, um vídeo denunciaria um “crime de Lula”.

De acordo com mensagens que estão viralizando na internet, Lula teria roubado “canetas” da reunião do G20. A prova seria um vídeo do final de uma reunião, no qual, ele pega duas “canetas” da mesa onde ele estava discursando e entrega para Janja.

Leia algumas das mensagens que circulam online, assista ao vídeo e leia a transcrição dele:


Versão 1: ESTE PRESIDENTE É CLEPTOMANÍACO. Lula ROUBA ATÉ CANETAS… VAI VENDO.

Versão 2: O ladrão Lula rouba até caneta 🖊, imagina dinheiro aí e que roubar mesmo nojentos descarado agora arrumou uma comparsa do nível dele Deus cara de paù , pra ele isso é normal


Vídeo: É falso que bióloga da Fiocruz alertou sobre qualidade da água no Rio de Janeiro
Vídeo: Não Se Engane desmente fake sobre Leite Nan Soy no HU e explosão de celular e microondas (testamos)

Versão 3: O Lula rouba e quem leva a fama de ladrão é o Bolsonaro até caneta esse peste leva Versão 4: Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, Rouba canetas banhadas a ouro no encontro do G20 na Índia, e é flagrado por câmeras.

Transcrição: Um bandido não perde uma oportunidade. Toda oportunidade pra ele é lucro. Agora nesse exato momento ele vai pegar algumas canetas que estão em cima da mesa ele olha pro lado assustado pra ver se não tem ninguém olhando repare em câmera lenta são canetas e ele se faz ali de bom cérebro samaritano de simpatizante e cumprimento algumas pessoas, mas ele está focado nas canetas.

Ele quer levar essas canetas pra casa e eles seguem em direção da sua comparsa, que está esperando logo ali próximo. Nesse exato momento ele entrega as canetas na mão da Comparsa e a comparsa coloca dentro da bolsa. E ela tenta ludibriar alguém que tá próximo pra que a pessoa não perceba, ela fez o furto. Repare em câmera lenta. Entregou, colocou dentro da bolsa Incrível né? Você acabou de presenciar um furto de um ex-condenado bandido que roubou bilhões Brasil, um furto de canetas na Índia.

Checagem


Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões. 1) O vídeo prova de que Lula e Janja roubaram canetas na Índia? 2) Em que contexto foi gravado o vídeo acompanhado da mensagem que acusa Lula e Janja de roubar canetas? 3) As acusações feitas no vídeo contra Lula são reais?
O vídeo prova de que Lula e Janja roubaram canetas na Índia?

Não prova. Apesar de, de fato, nas imagens Lula pegar os itens e entregar para Janja, não é possível acusá-lo de “roubo”. Mais do que isso: o contexto da imagem aponta para o contrário disso.
Em que contexto foi gravado o vídeo acompanhado da mensagem que acusa Lula e Janja de roubar canetas?

O vídeo foi gravado na reunião de encerramento do G20 na Índia. Se você assistir ao vídeo completo (publicado no canal do YouTube da Canal Gov), pode perceber que os pertences levados por Lula estavam em sua mesa durante a reunião.

Ao terminar a reunião, Lula (assim como outras pessoas que estavam presentes no encontro) recolheu seus pertences (incluindo o itens). Os papeis ele entregou para alguém que o acompanha. O item ele entregou para Janja.



Detalhe: normalmente, eventos como este têm canetas e blocos liberados para as reuniões. Nestes casos, nunca ouvimos falar de devolução deles (ainda mais para líderes de estado).

Temos uma atualização: depois que a polêmica se espalhou na internet, a primeira-dama Janja Lula da Silva publicou uma imagem com a “canetas” que estão no vídeo (um comentário: ao contrário da maioria das figuras públicas, olha optou por encarar o fake e desmentir. Atitude louvável). Na verdade, sequer são canetas.

Veja:




As acusações feitas no vídeo contra Lula são reais?

Na letra fria da lei, não. Não é possível apontar que ele “roubou bilhões” ou que é “cleptomaníaco”, assim como também nenhuma fonte aponta que as canetas eram “de ouro”. Ou seja: o vídeo é um amontoado de coisas sem provas.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎


Não há qualquer prova de que Lula tenha “roubado canetas” ou mesmo que elas tivessem algum valor monetário durante a reunião do G20. Como o ônus da prova é de quem acusa, a história nada mais é do que um boato sem comprovação.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.