A Ucrânia tentou atacar instalações na capital russa com o uso de drones nas primeiras horas desta terça-feira

Porto Velho, RO - O regime de Kiev tentou atacar várias instalações na capital russa com o uso de drones nas primeiras horas desta terça-feira (1º/8), anunciou o Ministério da Defesa da Rússia. De acordo com o ministério, dois drones foram abatidos pelas Forças de Defesa Aérea do país sobre a Região de Moscou, mais precisamente nas áreas de Odintsovo e Naro-Fominsk, e o terceiro foi desativado com o uso de meios de guerra radioeletrônica antes de cair em um dos arranha-céus da cidade de Moscou.

"A tentativa de ataque terrorista em nome do regime de Kiev com o uso de veículos aéreos não tripulados [UAVs] direcionados a várias instalações em Moscou e na Região de Moscou foi frustrada. Dois UAVs ucranianos foram abatidos pelas Forças de Defesa Aérea sobre o território dos distritos de Odintsovo e Naro-Fominsk na Região de Moscou", afirmou o ministério.

O ministério acrescentou que "outro drone foi neutralizado com o uso de guerra eletrônica e, após perder o controle, caiu em um dos edifícios não residenciais do complexo de Moscou-City". O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, disse mais cedo no dia que as Forças de Defesa Aérea da Rússia derrubaram vários drones militares que miravam a capital russa, sendo que um dos drones atingiu e causou danos a um dos arranha-céus da cidade de Moscou.

"As Forças de Defesa Aérea derrubaram vários drones a caminho de Moscou. Um deles atingiu o mesmo arranha-céu do [Moscou] City como antes. A fachada no nível do 21º andar do prédio sofreu danos. Os serviços de emergência estão trabalhando no local do incidente", escreveu Sobyanin em seu canal de rede social Telegram. Uma fonte nos serviços de emergência russos anunciou logo após o incidente que ninguém ficou ferido no ataque mais recente dos drones militares contra a capital russa.

"De acordo com os dados preliminares, não há vítimas após um ataque de drone em uma torre no quarteirão IQ do City de Moscou. Os vidros do prédio acima do 17º andar sofreram danos", disse a fonte. O prefeito de Moscou, Sobyanin, disse no domingo, 30 de julho, de manhã, que a capital da Rússia foi atacada por drones ucranianos, com danos menores a dois arranha-céus de escritórios no City de Moscou. Ninguém ficou ferido.

O Ministério da Defesa russo informou mais tarde que um drone foi destruído no ar sobre o distrito de Odintsovo, nos arredores de Moscou, e outros dois foram interceptados e caíram no City de Moscou.

Além disso, de acordo com o Ministério da Defesa russo, 25 drones ucranianos tentaram atacar a Crimeia na noite de domingo. Dezesseis deles foram abatidos por sistemas de defesa aérea e nove foram neutralizados por meios de guerra eletrônica. Em 28 de julho, o ministério informou que a Ucrânia atingiu infraestrutura civil em Taganrog usando um míssil de defesa aérea S-200 convertido em míssil de ataque.

Vários edifícios foram danificados e várias pessoas ficaram feridas. O exército ucraniano tem feito tentativas infrutíferas de lançar uma ofensiva desde o início de junho. O ministro da Defesa russo, Sergey Shoigu, disse em 11 de julho que, desde 4 de junho, o exército ucraniano havia perdido mais de 26.000 soldados e 3.000 peças de equipamento. Segundo o presidente russo Vladimir Putin, as forças ucranianas não estão obtendo sucesso em nenhuma área.

Fonte: Brasil247