De acordo com a população, a travessia fluvial não funciona desde a madrugada de terça-feira (18). Ao g1, um morador disse que motivo da interdição é para tentar conter o contrabando de combustível

Porto velho, RO - Imagens feitas por moradores de Guajará-Mirim (RO) mostram que o Porto Oficial, na fronteira entre o Brasil e a Bolívia, está interditado. De acordo com a população, a travessia fluvial está inoperante desde a madrugada de terça-feira (18).


Fronteira entre Brasil e Bolívia interditada. — Foto: Bruno Gastão

Moradores que utilizam o porto foram impedidos de fazer a travessia entre Brasil e Bolívia nesta manhã, segundo relato da população. Eles alegam que a possível motivação da interdição é o alto fluxo de contrabando de combustível.

Bruno Gastão é morador de Guajará-Mirim e trabalha no porto oficial com mercadorias. Ao g1, o comerciante disse chegou para trabalhar nesta manhã e encontrou a travessia interditada.

“A própria população estava dizendo que a Bolívia ia fechar o porto e não tem previsão para liberarem. Por causa do impasse da gasolina. É muito contrabando, ilegalidade sem declarar imposto. Neste momento está fechada a fronteira”, disse Gastão.

O g1 tenta contato com a Embaixada da Bolívia no Brasil e com a Polícia Federal (PF), mas até a última atualização desta matéria, não obteve resposta.


Porto que liga o Brasil a Bolívia vazio sem funcionamento. — Foto: Bruno Gastão