Atividade de patrulhamento rural é uma modalidade de policiamento, visando maior interação com o homem do campo

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer o policiamento voltado para a área rural, reforçando a segurança ao homem do campo, é o ponto primordial do 1° Estágio de Patrulha Rural da Polícia Militar, que teve início na manhã da segunda-feira (3) e conta com a participação de 50 policiais que participarão das atividades até o dia 17 deste mês. Desenvolvido pelo Governo de Rondônia, com ações diretamente realizadas pela Polícia de Militar de Rondônia – PMRO, o treinamento irá reforçar os conhecimentos necessários para operar neste setor.

O início das atividades do estágio aconteceu no auditório do Ministério Público de Rondônia – MPRO, e todo o treinamento será realizado no 1° Batalhão de Polícia Militar, Batalhão Rondon. Participam do estágio 50 policiais militares de várias Unidades da Corporação do Estado.

Para o Governo de Rondônia, a atividade de patrulhamento rural é uma modalidade de policiamento ostensivo com ênfase no patrulhamento comunitário, visando uma maior interação e integração com a sociedade que reside ou possui propriedades na área rural do Estado. “O Governo de Rondônia está fortalecendo o preparo técnico dos policiais que estão atuando diretamente no setor rural, aumentando a segurança ao homem do campo.

Esses policiais irão multiplicar conhecimento, levando essas atividades para suas unidades dentro da Patrulha Rural. Trata-se de mais uma ação do Governo do Estado voltado para este setor, que precisa estar sempre protegido e que o agricultor, o produtor estejam cada vez mais seguros para continuarem produzindo e movimentando a economia”, disse o governador Marcos Rocha.

Policiais irão multiplicar conhecimento adquiridos no Estágio

PREPARO

O comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM James Padilha, resume as ações como sendo o fortalecimento do policiamento, especificamente no setor rural. “Abrimos um novo ciclo voltado à qualificação, proporcionando assim, melhor preparo dos policiais que atuam diretamente no perímetro rural, com maior segurança ao agricultor e à família que produz na agricultura familiar e outras atividades.

A Polícia Militar tem fortalecido e seguindo orientação do Governo de Rondônia, estamos buscando atender à implementação dessas atividades do patrulhamento rural. Um trabalho que será fortalecido a cada momento, dada a importância que tem para o crescimento do Estado”, enfatizou.

ATIVIDADES

O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar – BPM, tenente-coronel Wilton Amorim afirma que é uma ação do Governo de Rondônia para a capacitação, qualificação e especialização dos policiais militares, que atuam no setor. “Esses 50 policiais que vieram a Porto Velho para participar dos treinamentos, é para que sempre estejam em condições de prestar bons serviços ao homem do campo. Serão 15 dias de atividades, reforçando o policiamento rural, que é uma modalidade voltada para a população da área rural”, ressaltou.

Presente à solenidade de abertura do Estágio, o secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, Felipe Vital pontuou a evolução da segurança pública no Estado, que tem alcançado na progressão e reconhecimento. “A união e o alinhamento de toda a Força de Segurança reflete de forma positiva nas ações e no setor rural, também estaremos fortalecendo as ações para levar a paz e segurança ao agricultor”, disse.

Ações visam fortalecer a segurança ao homem do campo

INVESTIMENTO

Com investimento de R$ 156 mil do Governo de Rondônia, o Estágio de Patrulhamento Rural tem ainda, por objetivo, capacitar cada policial para que possa operar nas missões que exijam preparo técnico, físico e psicoemocional, estando aptos a dar respostas a qualquer tipo de ocorrência que aflija a sociedade, especialmente para as de média e alta complexidade.

Durante o Estágio serão ministradas instruções de Atendimento Pré-Hospitalar em Combate, Legislação Aplicada à Atividade PM, Gerenciamento e 1ª Intervenção em Crises, Treinamento Físico Militar, Inteligência de Segurança Pública, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Técnicas e Táticas Policiais, Armamento, Munição e Fundamentos do Tiro Policial, Patrulhamento Tático Motorizado, dentre outras. A coordenação do Estágio é composta por oficial e praças da PMRO.