Portal na entrada da cidade faz parte dos investimentos do Governo de Rondônia no município
Porto Velho, RO - O Governo Itinerante chega a sua terceira edição e desta vez a região que recebe a comitiva da gestão estadual para alinhar ações de desenvolvimento é o Cone Sul. Nesta terça-feira (20), a abertura das ações ocorreram em Pimenteiras do Oeste, a acolhedora e turística cidade, com pouco mais de 2 mil habitantes e detentora de uma beleza que orgulha os moradores e impressiona os visitantes.
Em solenidade em frente a prefeitura de Pimenteiras do Oeste, o governador Marcos Rocha anunciou mais ações de desenvolvimento para o município, com lançamento do projeto Semear; compras pelo Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA, entrega de títulos urbanos, e fez o descerramento da placa de inauguração do portal da cidade, construído com investimento do Governo de Rondônia.
O governador destacou o quanto a cidade que já é bonita, está ficando com uma estrutura cada vez melhor para seus moradores e visitantes, com as obras do Governo de Rondônia, que investiu no portal da entrada da cidade, no letreiro na orla no rio Guaporé e na Praça Quilombolas.
No local, principal espaço de lazer das famílias, foi realizada a implantação de iluminação de LED e construídos banheiros masculino, feminino, e para os portadores de necessidades especiais. Assim também, o Governo vem investindo na educação e na saúde da população do município.
Durante discurso o governador ressaltou os investimentos realizados no município. “Pimenteiras tem recebido recursos e o Governo Itinerante está aqui para acolher mais necessidades do município e ajudá-lo a ficar ainda melhor. O Estado tem muito a contribuir com essa cidade, muitos investimentos ainda vão acontecer aqui em Pimenteiras, pois nos preocupamos com o desenvolvimento dos municípios”, salientou.
O governador ressaltou ainda que Rondônia tem se tornado um estado extremamente forte, um polo de atração de novos negócios e expansão dos já existentes, e será impulsionado ainda mais com o pacote de benefícios fiscais que foi lançado esse mês. “Todos os esforços são para trazer progresso para o Estado, e mais empregos, renda,e qualidade de vida à população”, afirmou.
A prefeita de Pimenteiras do Oeste, Valéria Garcia, agradeceu pelas melhorias na cidade. “O Governo do Estado tem ajudado a desenvolver o nosso município através das ações municipalistas. Estamos conseguindo ver o desenvolvimento da nossa cidades nos últimos anos”, pontuou.
SEMEAR
O Projeto Semear, lançado no município na ocasião, acontece por meio de parceria da prefeitura e a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater, para incentivo de produção de horta orgânica. Foram contemplados 80 produtores rurais, com kits de hortaliças, composto de sementes, adubos e manuais de orientação.
Compra pelo PEAA em Pimenteiras do Oeste
Os insumos são adquiridos pela prefeitura e as boas práticas para o cultivo das hortaliças são acompanhadas por técnicos da Emater/RO que prestam assistência afim de que a produção se desenvolva com produtividade e sustentabilidade.
O presidente da Emater, Luciano Brandão, destacou o trabalho de parceria, assim como a seriedade e transparência das ações do Governo que fortalecem o trabalho de assistência aos produtores rurais, que por sua vez estão atentos a melhorarem cada vez mais as produções.
PEAA
Já o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA é destinado à aquisição do que foi produzido pelos agricultores de Pimenteiras e a distribuição para as entidades socioassistenciais do município, além da Escola Estadual Inácio de Castro.
O diretor da escola estadual Inácio de Castro, João Miranda enfatiza a necessidade da aquisição desses alimentos. “Esse programa é muito importante por enriquecer o valor nutricional da merenda escolar”, disse.
O Governo de Rondônia realizou um investimento de R$ 33.496,83, na aquisição de produtos como alface, cebola, coentro, banana, abacaxi, melancia, batata, mandioca e abóbora de seis agricultores familiares.
Produtor rural Ésio Macedo, o Baiano, ficou feliz em ter a produção adquirida pelo Governo de Rondônia
O agricultor Ésio Macedo, o Baiano, foi um dos contemplados com a aquisição de produtos pelo PAA. “É muito bom ter o Governo como comprador de nossa produção, pois compra muito de uma vez, e assim garante uma renda melhor para a gente.
Além disso, ficarmos felizes em saber que nossas frutas e verduras serão destinadas às escolas, hospital e às pessoas mais vulneráveis”, afirmou o produtor que é o provedor do sustento da esposa e três filhos, com uma diversidade de cultivos.
O secretário de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo da Silva, ressaltou que a ação fortalece a agricultura do Estado. “No início do ano, o Governo disponibilizou mais de R$ 2,85 milhões para o PEAA. E aqui em Pimenteiras podemos perceber que a produção é feita com muita dedicação, o que contribui para a qualidade das frutas e verduras. O Governo tem feito muito pela agricultura familiar, que representa 81,3% do que é produzido no estado”, declarou.
ENTREGA DE TÍTULOS
O Governo de Rondônia por meio da Sepat também entregou 840 escrituras urbanas no município. A medida faz parte do Programa Título Já.
Entrega de títulos traz segurança jurídica e alegria para a população de Pimenteiras do Oeste
Para o secretário da Sepat, David Inácio, o Governo de Rondônia está dando condições para o fortalecimento da política de regularização fundiária, o que traz segurança e alegria para a população.
Um dos beneficiados com o título foi o aposentado João de Brito, de 78 anos. “Estava há 40 anos esperando por esse título. Esse documento tem um valor muito grande pra mim, é a garantia de que tenho uma casa. Estou muito satisfeito com a entrega desse título”, disse.
O governador esteve na cidade acompanhando da deputada estadual Rosângela Donadon, e dos deputados estaduais Ezequiel Neiva e Luizinho Goebel. O Governo Itinerante segue na região do Cone Sul durante toda semana, com a presença do governador Marcos Rocha e secretários, acolhendo e resolvendo as demandas apresentadas pela população da região.
0 Comentários