O encontro promoveu a troca de ideias para ações integradas
Porto Velho, RO - Com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências entre representantes dos estados da Amazônia Legal, o Governo de Rondônia participou, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, do encontro voltado à discussão sobre gestão dos recursos hídricos que acontece em Rio Branco (AC).
Nos dias 28 e 29 de Junho, gestores e corpo técnico dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins trocaram experiências sobre os desafios e avanços obtidos em cada estado, através da política de recursos hídricos.
Na ocasião, o estado de Rondônia apresentou seu Plano Estadual de Recursos Hídricos, expondo aos demais participantes, o processo de confecção do mesmo. Foram realizadas apresentações sobre a atual situação da implementação dos instrumentos de gestão, previstos na Lei de Recursos Hídricos n° 9.433, de 8 de janeiro de 1997, além de debaterem sobre os problemas enfrentados por cada estado no gerenciamento destes recursos, visando fortalecer os sistemas estaduais, e atuar de forma integrada nas ações voltadas aos recursos hídricos na região Amazônica.
A atividade, ainda tem como foco, a união dos estados para o fortalecimento da gestão das águas, criando espaço para discussões e debates que promovam estratégias para proteção, conservação, uso sustentável, revitalização dos recursos hídricos, controle da poluição/contaminação dos mananciais superficiais e subterrâneos, com atuação sinérgica junto ao Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente – MMA e da Agência Nacional de Águas – ANA.
O governador Marcos Rocha enfatizou que, este encontro traz perspectivas para os estados que participam. “A participação de Rondônia, assim como de todos os estados, promove a interação entre si. Investimos em ações que fortaleçam nossos recursos hídricos e consequentemente, resulta fatores benéficos aos rondonienses”, salientou.
Para a coordenadora de Recursos Hídricos da Sedam, Daniely Sant’Anna, o encontro promove a troca de ideias entre os estados da Amazônia Legal Brasileira. “Este encontro é importante para fortalecer a agenda da Água na Amazônia, pois aqui trocamos experiências sobre avanços e desafios enfrentados na gestão dos recursos hídricos”, concluiu.
0 Comentários