O evento contou com a participação de órgãos parceiros

Porto Velho, RO - Com o objetivo de abordar temas necessários às reservas extrativistas do Estado, o Governo de Rondônia se fez presente, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, no Encontro dos Extrativistas de Rondônia, que ocorreu no município de Guajará-Mirim, entre os dias 16 e 18 de junho.

Promovido pela Organização dos Seringueiros de Rondônia – OSR, o evento contou com a participação de órgãos parceiros, como associações voltadas à defesa ambiental, etnoambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, juntos puderam tratar de assuntos relevantes sobre as Reservas Extrativistas – Resex.

O encontro dos extrativistas deste ano tratou sobre pautas voltadas ao fomento à cadeia produtiva da borracha; mudanças climáticas; serviços ambientais e os impactos nas Resex; os territórios extrativistas frente aos projetos propostos em Rondônia: mudança no ZEE-RO; desafetação de Unidades de Conservação – UCs e mineração em áreas protegidas.

O governador Marcos Rocha pontuou que, a realização desses encontros propiciam momentos importantes para tratativas essenciais sobre as Resex. “O evento como espaço para debater sobre as áreas protegidas do Estado traz benefícios a todos os interessados, e principalmente ao meio ambiente”, frisou.

Durante o encontro, a Coordenadoria de Unidade de Conservação – CUC destacou a importância das ações que mitiguem as mudanças climáticas e a necessidade de que tais ações estejam em alinhamento com o desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais que nelas residem.

Foram apresentadas as ações em andamento na coordenadoria, como projetos voltados às cadeias produtivas nas Resex; monitoramento da fauna e flora; manejo de controle do Pirarucu, além de ações de fiscalização traçadas de forma estratégica, para conter os ilícitos ambientais que permeiam as UCs.

De acordo com o coordenador da CUC, Thales Quintão Chagas, a participação neste encontro tem total relevância para o Estado, visto que a Coordenadoria faz a gestão de 21 Reservas Extrativistas, o que corresponde à aproximadamente 42% das Unidades de Conservação estaduais.

“Em eventos como esse, se fazer presente, propicia uma gestão participativa, visto que o encontro conta, tanto com membros da Administração Pública quanto da sociedade civil, que juntos buscam cumprir com os objetivos de criação das Resex.

Através do encontro, tivemos a oportunidade de mostrar ações desenvolvidas em prol dos povos e comunidades tradicionais, além de apresentar propostas de atuação nas referidas áreas, do mesmo modo que ouvimos os comunitários para vislumbrar formas de atendimento às demandas”, finalizou Thales Quintão.