O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

19.06.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1919 – 1) Em Porto Velho, Candido Rondon é homenageado pelo prefeito Joaquim Tanajura, ex-membro da Missão Rondon. 2) Na mesma data Tanajura convence grevistas da EFMM a voltar ao trabalho.

1939 – Instalada a agência do Banco do Brasil em Porto Velho. Seu primeiro gerente foi o sr. Arnóbio Rosa de Faria Nobre.

1956 – Em sua Ordem do Dia, o comandante da Guarda Territorial Osvaldo Távora Buarque, lembra que a grande obra militar do Território, o Forte Príncipe, está abandonada. 

1984 – O presidente João Paulo das Virgens (PDS), da União dos Vereadores (RO), quer que seu partido, antes de definir o candidato à sucessão presidencial consulte as bases.

1986 – Confirmado o fim da Aliança Democrática em RO: “O PDS sempre foi oposição a nós” disse o governador Angelo Angelim (PMDB), nomeado ao cargo com apoio do PDS.

COMEMORA-SE

Dia Nacional da Pessoa Migrante.  Dia Mundial de Conscientização da Doença Falciforme. Dia Nacional do Luto. Dia do Cinema Brasileiro. 

Católicos celebram Santa Juliana Falconieri, São Romualdo, São Gervásio, São Protásio 

BRASIL

1970 — O Brasil é um 170 países signatários do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes.

MUNDO

1623 – Nasce Blaise Pascal (m. 1662), matemático, desenvolveu a teoria da  probabilidade. 

325 – Aprovado o Credo Niceno, aceito por católicos romanos, ortodoxos,  anglicanos e lutereanos.

1846 - É realizada em Nova Jérsei a 1ª partida oficial de Beisebol.  

2007 – O site s YouTube.com, originalmente só em inglês, tem mais idiomas.

FOTO DO DIA

“ISSO NÃO VAI DAR CERTO...”

Desde 1983 vários deputados estaduais e federais, e senadores, do PDS, eleitos pelo prestígio do governador Jorge Teixeira, pressionaram o presidente João Figueiredo a exonera-lo, sem conseguir. 

Com Sarney presidente, os do PDS/PFL se uniram ao “inimigo mortal”, PMDB, para indicar o substituto de Teixeira

“Isso não vai dar certo”, como no bordão do desenho animado, diriam os que viveram a fraticida luta entre cutubas e peles curtas (1950/66) no Território de Rondônia.

Jerônimo Santana (PMDB), derrotado em 1982 ao Senado e pela presidência do diretório, em 1983, era o único nome da sigla com chances reais de ganhar.

O líder do PFL, Chiquilito Erse, queria o Senado, e o senador Odacir Soares, eleitor mais forte do PDS, o governo. 

Jerônimo, pelo PMDB, impôs o então deputado estadual Angelo Angelin. Odacir queria indicar o deputado estadual Amizael Silva, relator da Constituinte de 1983.

Em 1986 Jerônimo, com todo apoio de Angelin, ganhou a eleição, Jacob Atallah (PDT) o 2º e Odacir foi o terceiro. 

Lembram do bordão? Não deu certo mesmo

(F. Campanha de 1986,  Angelim (de gravata) com o prefeito Tomás Correia (PVH), pedindo votos para Jerônimo (ao fundo, assinalado)